A área de concentração do Programa se caracteriza especialmente pela articulação entre os três conceitos que compõem o seu título. Considerando a Educação como um processo amplamente presente na sociedade em seus mais diversos níveis, o curso busca dedicar-se aos estudos da área da educação com ênfase nos processos de produção e circulação de conhecimento e seus efeitos na sociedade. Desta forma, busca estar atento às transformações sociais bem como às novas formas de conhecimentos que advém de diferentes modos de fazer na sociedade contemporânea, marcada pela tecnologia digital. Entende-se, portanto, que, para as pesquisas desenvolvidas neste curso, a articulação entre educação, conhecimento e sociedade é constitutiva dos processos formativos e do próprio desenvolvimento da sociedade, não podendo um ser pensado de forma apartada dos outros dois. Por conta de sua especificidade, o curso busca tratar de questões atuais ou anteriores de forma consequente às questões sociais e históricas que dão forma aos processos educativos, por sua vez, relacionados aos conhecimentos formais e não formais em circulação em um dado momento histórico. Assim, busca-se não somente compreender e analisar os processos, mas também propor novas soluções às questões que colocam de forma desafiadora à educação na atualidade.
Para fins de cumprimento de seus objetivos, o Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás se estrutura em três Linhas de Pesquisa: 1. Ensino, Linguagem e formação humana; 2. Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos; 3. Políticas Públicas e Gestão.
Desenvolve pesquisas e estudos de caráter trans, inter e multidisciplinar que abarquem o saber, a formação e o desenvolvimento humano, bem como processos e práticas educacionais que contemplem a relação escola, universidade e trabalho. Desenvolve pesquisas e estudos que envolvam as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como a natureza, a apropriação, reelaboração, produção e circulação de conhecimento, em espaços formais e não-formais de ensino, visando a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos da contemporaneidade. Aborda os diferentes espaços de educação e formação, a reelaboração, produção e circulação de conhecimentos a partir de diferentes instituições de ensino, trabalho, educação e cultura, considerando a linguagem e a sociedade na perspectiva da formação humana e da bioética numa sociedade multicultural.
Nessa Linha de Pesquisa, desenvolvem-se as seguintes disciplinas:
Desenvolve pesquisas e estudos referentes à educação, inovação, produção e circulação de conhecimento, nos diversos espaços e formas de ensino e aprendizagem face à reestruturação social, política, econômica e produtiva no contexto das transformações ocorridas no mundo contemporâneo, tendo em vista as novas possibilidades de produção de conhecimento e produtos que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Os estudos dessa linha têm como objetivo a reflexão e o desenvolvimento de investigações articuladas entre educação, conhecimento e sociedade visando à formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos, criando e explorando novas possibilidades de produção de conhecimento que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade em sua diversidade. Investiga, cria e explora o uso das tecnologias e redes digitais na educação, recursos e ferramentas no processo de ensino e de aprendizagem para uma inovação na produção de conhecimento científico, acadêmico, tecnológico e cultural.
Nessa Linha de Pesquisa, desenvolvem-se as seguintes disciplinas:
Compreende estudos e pesquisas pertinentes ao planejamento, a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais e afins, notadamente no Brasil e na América Latina, assim como a concretização dessas políticas no âmbito dos sistemas e das instituições sob o enfoque da nova gestão pública. Debate e relaciona a organização da educação nos seus diferentes contextos, políticas e programas governamentais, no âmbito das políticas públicas e da legislação em todos os níveis federativos. Explora as concepções subjacentes às práticas educativas e avaliativas na educação, em todos os níveis de ensino e modalidades educacionais, e reflete sobre seus impactos na sociedade democrática, no exercício da cidadania e no respeito aos direitos humanos na contemporaneidade, considerando as interfaces entre educação, conhecimento e sociedade.
Nessa Linha de Pesquisa, desenvolvem-se as seguintes disciplinas: