Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2001). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CNPq/Fapesp) no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Botucatu) (2011-2013). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1996). Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1992). Atualmente é professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Mestre em Ciências da Linguagem pela Univás (2014). Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012). Atualmente é coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) e docente da graduação da Univás.
Grupo de Pesquisa: Ciências da Linguagem
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
É Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2019). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade da Universidade Federal de Itajubá (Unifei, 2014). Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2012) e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP, 2021). Realiza estágio de Pós-doutorado no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2023). Pesquisador e coordenador associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) - no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Unicamp; é colaborador no Grupo Interinstitucional de Pesquisas sobre o Ensino Médio Brasileiro (EM Pesquisa).
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) – Unicamp / Univás
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão
Doutor (2019) e Mestre (2016) em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás (2020- 2021). Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano (2012). Graduado em Processos Gerenciais e Gestão Organizacional pelo Universitário do Sul de Minas (2010). Atualmente é Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, professor da graduação, pós-graduação lato sensu e professor permanente do PPGEduCS da Univás.
Grupo de Pesquisa: Linguagem, Educação e suas discursividades – LEduDi
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Doutor em Educação pela PUC/SP (2011). Mestrado em Educação pela Puc-Campinas (2002). Especialista em Filosofia para crianças e jovens pela PUCSP (1997). Graduação em Filosofia pela Puc-Campinas (1990). Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPEE/UFSCAR(Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia). Pesquisador da Cátedra Unesco: Juventude, Educação e Sociedade/Universidade Católica de Brasília.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2010). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela (PUC/SP) (2003). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” (1994). Atualmente é Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, coordenadora-adjunta e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) e docente da graduação da Univás.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo; Pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá; Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente: cursando especialização MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo SP. Professora assistente III da Universidade de Taubaté atuando como: professora coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2021), com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC-PT, 2019). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2014). Especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Passo 1 de Ensino e Pesquisa (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2008). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/FEUSP). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e professora substituta na graduação do IFSULDEMINAS – Campus de Pouso Alegre - MG.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (2022), mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep (2007) e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1996). É Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão
Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2008). Realizou Pós- Doutorado em Filosofia e Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2011). Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2005). É professor da Faculdade de Direito do Sul de Minas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás.
Grupo de Pesquisa: Arte e Direito (FDSM/UNIVAS/CNPq)
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Doutora (1999) e Mestra (1995) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Especialista em Ginástica Rítmica pela Faculdades Integradas Castelo Branco (FICAB – RJ) e Motricidade Humana Pontifícia Católica de Campinas (PUC de Campinas); Graduada em Educação Física pela Pontifícia Católica de Campinas (PUC de Campinas). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professora e vice-presidente do Comitê de Ética do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Membro Colaborador dos Grupos de Pesquisa/CNPQ da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade da Cidade de São Paulo - UNIC/SP.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Pós-doutor pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Licenciatura em Filosofia. Licenciatura em Letras - Inglês. Licenciatura em Educação Física. Especialização na área do Direito do Trabalho; Especialização em Direito e Processo Tributário; Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Público, Especialização em Direito Administrativo; Especialização em Direito Médico e Hospitalar, Especialização em Filosofia e Direitos Humanos; Especialização em Direito Constitucional; Especialização em Docência em Educação Física; Especialização em Educação Física: motricidade e saúde e Especialização em Treinamento desportivo e Educação Física escolar. Professor Permanente do PPGEDUCS - Doutorado e Mestrado - e Professor em cursos de graduação, na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Doutor em Ciências do Movimento Humano e Mestre em Educação Física (UNIMEP) (2017). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (2009). Graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) (2004). Atualmente é professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás.
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET).
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia (2021). Mestre em Educação Especial (1996) pela Universidade Federal de São Carlos com bolsa CNPq (UFSCar). Doutorado em co-tutela com a Universidade de Salamanca (2002).Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2011) e pela UFSCar (2016). Pesquisadora do Grupo “Práticas Sociais e Processos Educativos” (UFSCar-CNPq) e do Grupo “Gênero, Educação e Cidadania na América Latina” (GECAL-CNPq). Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2011) e pela UFSCar (2016). Coordenadora do GT06-Educação Popular (biênio 2021-2023) da ANPEd. Membro do Grupo de Trabalho "Educación Popular y pedagogías críticas" (CLACSO). Atualmente é colaboradora do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (UFSCar), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPLAC e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2010). Mestre em Endodontia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2003). Graduado em Odontologia pelo Instituto Superior de Ciências Letras e Artes de Três Corações (UNINCOR) (1994). Atualmente é Reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás.
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação e Saúde
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos
É Doutora em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Universidade do Vale do Sapucaí - Univás. Mestra em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal de Alfenas. Especialização em Inspeção Escolar pelo Centro Universitário Celso Lisboa, Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Celso Lisboa, Especialização em Planejamento Contábil e Tributário pela PUC Minas e Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José. Graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas e Graduada em Administração pela FAEX. Atualmente é Professora na Universidade do Vale do Sapucaí, nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e Professora colaboradora no curso de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade. Atua como Assessora Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Cambuí-MG.
Grupo de Pesquisa:
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão
Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (2012). Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (1991). Doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (1970). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1963). Atualmente é professor de Bioética e Clínica Cirúrgica da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), professor titular de Clínica Cirúrgica no Curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás.
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET).
Grupo de pesquisa
Linha de Pesquisa: Ensino, Linguagem e Formação Humana