I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UNIVÁS 2023 (CIES)

Apresentação


O Congresso Internacional de Educação e Saúde (em CIES) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) teve sua primeira edição em 2023, na Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí.

O evento foi organizado pelos pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS – Mestrado e Doutorado) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências aplicadas à Saúde (MPCAS – Mestrado profissional) da Univás.

Sua estrutura procurou fomentar as práticas interdisciplinares de investigação relacionadas à Educação e à Saúde e se projetou como uma importante ação de divulgação científica da Univás.

Objetivos


O I CIES teve como objetivo ser um espaço de divulgação científica dos principais eixos de produção de conhecimento da Univás – que historicamente estão concentrados nas áreas da Educação e da Saúde. A programação do evento é composta por palestrantes nacionais e internacionais, além de pesquisadores da Univás e de outras instituições de pesquisa.

Público alvo


Participaram do I CIES profissionais que atuam nos setores público e privado, alunos da graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores de universidades públicas e privadas, do Brasil e de outros países, que se dedicam aos temas Educação e/ou Saúde - preferencialmente numa perspectiva interdisciplinar.

A programação do evento contou com conferências, palestras, mesas-redondas e trabalhos nas modalidades oral e/ou banner.

Ações e impacto


Reconhecendo a Educação como um processo permanente e complexo, o evento priorizou a divulgação de pesquisas (concluídas ou em andamento) que visassem refletir e transformar, de maneira rigorosa, crítica e preferencialmente interdisciplinar, os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros que dizem respeito às práticas sociais, à saúde, às políticas públicas, ao mundo do trabalho e à profissionalização, às legislações, às práticas discursivas e às condições materiais e simbólicas da existência humana.

Já na área da Saúde, priorizaram-se as pesquisas aplicadas, preferencialmente ligadas às linhas de atuação científico-tecnológicas, com características interdisciplinares e que se concentram no desenvolvimento de novos produtos e técnicas relacionadas à Fitoterapia e Plantas Medicinais em Lesões Teciduais; à gestão e qualidade; à padronização de procedimentos e inovações e/ou na divulgação e aplicação de novos conhecimentos nas diferentes áreas da educação em saúde. Essas áreas de concentração das pesquisas em saúde visam o desenvolvimento científico e tecnológico e sua transferência para a iniciativa privada e/ou para o setor público, promovendo, em última instância, o desenvolvimento humano e o da sociedade.

Segues as reportagens produzidas sobre a atividade:

“Educadores divulgam I Congresso Internacional de Educação e Saúde na Univás FM”

“Abertura do 1º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás”

“Congresso Internacional de Educação e Saúde é marcado por atividades enriquecedoras”

“Link de acesso à página do evento:”

“Link de acesso ao E-book com a publicação dos trabalhos apresentados no I CIES 2023:”