Projetos de Pesquisa dos Docentes do PPGEDUCS

Título:Financiamento da educação básica municipal para a promoção da qualidade do ensino.
Coordenadora: Rosilene de Lima Machado Silva
Data de Início do Projeto: 19/02/2024
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Resumo:Este projeto de pesquisa tem como objetivo discutir a gestão do financiamento das políticas públicas que asseguram o oferecimento abrangente e gratuito da educação básica municipal, com a finalidade de avaliar se os recursos disponíveis e geridos promovem efeitos sobre os indicadores comumente usados para medir a qualidade da educação. Os indicadores utilizados nesta pesquisa serão baseados no Inc. II, 1, Art. 11, da Lei n 13.005/2014 (PNE) e mensurados pelas abordagens de insumos e de resultados. No estudo da abordagem de insumo serão adotados os seguintes itens: corpo docente, biblioteca, laboratório de informática, material pedagógico, infraestrutura dos estabelecimentos escolares, transporte escolar, merenda escolar e gestão participativa, e no estudo da abordagem de resultados serão adotados: IDHM-Educação, resultados da prova Saeb, rendimento escolar e Ideb.

Título:Recursos Didáticos e Tecnológicos na Educação
Coordenadora: Juliana Marcondes Bussolotti
Data de Início do Projeto: 11/10/2023
Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Resumo:O presente projeto tem como objetivo investigar experiências e práticas docentes que utilizam recursos didáticos e tecnológicos na educação promovendo a reflexão sobre a relação entre a tecnologia, educação e a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem. Incluindo nesse conjunto as ações de investigação, também junto aos alunos com necessidades educacionais especiais e o uso de tecnologias assistivas.

Título: Formação de professores/as na perspectiva da Educação Popular
Coordenadora: Valéria Oliveira de Vasconcelos
Data de Início do Projeto: 05/10/2023
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Resumo:O presente projeto tem como objetivos investigar e sistematizar experiências e práticas docentes no âmbito do Projeto de extensão da REUNE - Rede Educação, Universidade e Escola Pública. A metodologia de coleta e análise de dados será baseada na Pesquisa-ação e na Sistematização de Experiências, contemplando as fases de compreensão, de pesquisa aprofundada, de ação e avaliação. Por fim, o relatório abordará a sistematização do processo. Espera-se que a pesquisa auxilie no desvelamento de ações educativas emancipadoras e que fomente a compreensão de como essas ações vêm colaborando, historicamente, para a formação de professoras/es nos mais diferentes âmbitos de ensino. Ainda mais, que a divulgação dos resultados em congressos e periódicos qualificados fortaleçam processos de reflexão e ação sobre a temática bem como suas implicações para subsidiar proposições de políticas públicas para a formação docente nos territórios envolvidos.

Título: Educação, História e Memória: A Pesquisa Narrativa e o trabalho docente
Coordenador: Francisco Evangelista
Data de Início do Projeto: 02/10/2003
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Resumo: O projeto de pesquisa procura relacionar a Investigação Narrativa, aos espaços socioeducativos e ao cotidiano, como possibilidades de compreender o/a professor/a-investigador/a – ou o educador/investigador - a partir das narrativas, e na sua constituição, também, de narrador/a. Apontando a importância de ressignificar a experiência e o vivido no sentido de retirar do narrado, da pesquisa narrativa, as lições para a construção do ofício docente e das práticas pedagógicas nos espaços de formação. A investigação narrativa, enquanto método de pesquisa possibilita ao pesquisador/narrador mais do que rever a prática pedagógica, isto é, rever o seu pensar e o seu fazer, mas promove um movimento reflexivo e dialógico, a partir da inter-relação entre suas escolhas pessoais e as que o levaram ao estudo e à pesquisa e na investigação de sua prática profissional. As lições que constroi na pesquisa lhe confere significado para a vida, e produz sentido aos seus Outros que leem, participam ou (re) conhecem a sua pesquisa.

Título: Educação, Sociedade e Inclusão: práticas educativas, formação profissional e a diversidade da condição humana
Coordenadora: Roberta Cortez Gaio
Data de Início do Projeto: 04/08/2023
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Resumo: O projeto tem como objetivo investigar práticas educativas, seja na educação básica ou no ensino superior, tendo como foco de análise o movimento de inclusão, considerando a diversidade como condição humana. Pretende-se, também, ter um olhar atento e cuidadoso para a formação e atuação docente nos diversos espaços da educação, formal ou não-formal. O projeto nasce da intenção de trazer à baila narrativas e histórias de vida de docentes e discentes, que possam suscitar a realidade do cotidiano escolar e, também, de outros espaços, no sentido de entender a educação inclusiva e suas possibilidades para formação humana. Os estudos pretendem contribuir com o entendimento da sociedade plural, da cultura inclusiva e de inovações no processo de ensino-aprendizagem.

Título: Educação Superior: acesso, permanência e mercado de trabalho
Coordenador: Marcelo Augusto Scudeler
Data de Início do Projeto: 24/03/2023
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Resumo: Com foco na Educação Superior, que vivencia um processo de ampliação e diversificação desde a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse projeto de pesquisa visa discutir e compreender políticas públicas de acesso e permanência na educação superior, incluindo ações afirmativas (como a política de cotas), expansão da educação a distância e os programas de concessão de bolsas de estudos para alunos com perfil socioeconômico vulnerável, como o Prouni e o Fies, bem como a trajetória dos egressos, agora portadores de um capital cultural institucionalizado (Bourdieu), no mercado de trabalho.

Título: Binômio Educação-Saúde
Coordenador: José Dias da Silva Neto
Data de Início do Projeto: 01/02/2020
Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Resumo: O Projeto define-se por realização de pesquisas que associam a Área da Educação ao conceito (P, D & I) pesquisa, desenvolvimento e inovação, com área de concentração do Programa que articula os três conceitos (educação, conhecimento e sociedade). Destaca-se o caráter interdisciplinar principal do projeto, que se estabelece por pesquisas a serem realizadas por profissionais ligados à educação e vinculados à saúde com o estabelecimento de “trânsito” entre educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos; assim como políticas públicas e gestão. Portanto o público alvo do projeto são profissionais de saúde, formados para a assistência e que se tornaram vinculados ao binômio educação+saúde. Educadores em saúde. Há ligação direta do projeto guarda-chuva “Binômio educação+saúde”, com grupo de pesquisa do CNPq: grupo de estudos sobre padronização de procedimentos e gestão em saúde do coordenador deste projeto. formação por um viés educativo. Participam deste projeto acadêmicos e profissionais de diferentes formações e áreas do conhecimento.

Título: Espiritualidade, religiosidade, educação e bioética
Coordenador: Virgínio Cândido Tosta de Souza
Data de Início do Projeto: 01/01/2021
Linha de Pesquisa: Ensino, Linguagem e Formação Humana
Resumo: Pesquisa destinada as correlações entre espiritualidade e Educação numa perspectiva da Bioética. Sem a ética, os valores morais, como compaixão, solidariedade, compreensão, justiça, desaparecem e perdem-se os limites de distinguir o que é certo e o que é errado. A bioética, como um neologismo da ética, é uma área de conhecimento interdisciplinar de base filosófica e antropológica voltada para os dilemas recorrentes do avanço científico e tecnológico no que concerne à pesquisa envolvendo os seres vivos e o meio ambiente. Objetiva-se com este projeto estudar na ótica do principialismo bioético as influências da espiritualidade no fenômeno saúde agravo.

Título: Os Estudos da Infância em seus diferentes contextos no Hemisfério Sul
Coordenadora: Letícia Rodrigues de Souza
Data de Início do Projeto: 24/03/2023
Linha de Pesquisa: Ensino, linguagem e formação humana
Resumo: Esse projeto de pesquisa visa compreender como os estudos da infância estão sendo constituídos em seus diferentes contextos, espaços e realidades. No intuito de ampliar as investigações sobre o campo dos estudos sociais da infância, essa pesquisa tem como base teórica o campo da Sociologia da Infância e suas concepções de infância como construção social e de crianças como sujeitos sociais, além do conceito de epistemologias do Sul (SANTOS, 2010a), para a compreensão das características e da diversidade encontradas. Desse modo, pretende visibilizar a infância, identificar e conhecer elementos que compõem a(s) infância(s) e a participação/protagonismo das crianças em espaços escolares e não escolares.

Título: Educação e qualidade de vida em diferentes ciclos de vida
Coordenador: Alberto De Vitta
Data de Início do Projeto: 13/03/2023
Linha de Pesquisa: Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos
Resumo: Esse projeto se articula com o objetivo do programa relacionado ao conceito de educação como um processo permanente que possibilita abordar os diferentes espaços e práticas educativas envolvidas em distintas relações sociais, desde as práticas educativas da Educação Básica, as práticas intersetoriais da política nacional de educação em saúde e os temas transversais das Bases Nacionais Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. A intersetorialidade abrangendo diferentes áreas, dentre elas a educação, interfere diretamente na qualidade de vida, estando contemplada pelo fato que esta compreende o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional, social e espiritual dos indivíduos nos diferentes contextos. As condições ambientais, institucionais, as relações sociais, práticas culturais, segurança, lazer, cuidado pessoal são algumas variáveis que interferem diretamente na qualidade de vida e a educação tem por finalidade fornecer elementos à comunidade escolar – alunos, professores, funcionários e famílias – que auxiliem na organização de uma vida saudável. A Educação possibilita aos sujeitos identificar os fatores determinantes de qualidade de vida, tanto pessoal como coletiva, presentes no meio em que vivem; intervir de forma individual ou coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde; conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, esse projeto tem os seguintes objetivos de pesquisa: 1. Identificação dos indicadores de qualidade de vida e os seus determinantes nos diversos ciclos de vida dos estudantes, trabalhadores da escola e comunidade; 2. Identificar a relação entre os fatores determinantes relacionados à qualidade de vida e o desempenho escolar nos diversos ciclos de vida dos estudantes, trabalhadores da escola e comunidade. 3. Produção de conhecimento e desenvolvimento de métodos e técnicas de educação para o controle dos determinantes de saúde e da qualidade de vida, nos diversos ciclos de vida dos estudantes, trabalhadores da escola e comunidade. O escopo desse projeto está associado à linha de pesquisa Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Título: A implementação da reforma do Ensino Médio em MG na percepção dos (as) gestores escolares: um estudo a partir da SRE Pouso Alegre/MG
Coordenador: Cássio José de Oliveira Silva
Data de Início do Projeto: 10/10/2022
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Resumo: No que se refere às políticas educacionais, os últimos dois anos marcaram o início do processo de implementação da Lei 13.415/2017 – que instituí o novo Ensino Médio nas escolas das redes estaduais em todo o Brasil. Em Minas Gerais, o processo de implementação dessa reforma se iniciou em 2022 e trouxe inúmeros desafios aos profissionais da educação básica. O objetivo geral desse projeto de pesquisa é realizar um diagnóstico sobre a percepção dos (as) gestores (as) escolares no que se refere à implementação do Novo Ensino Médio, especialmente nas escolas ligadas à 32ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre (MG). A metodologia do trabalho será predominantemente de tipo quantitativa, com aplicação de um questionário em um modelo de formulário anônimo e confidencial, que será enviado por e-mail (modelo em anexo). A pesquisa procura compreender a percepção dos gestores escolares sobre inúmeros aspectos da vida institucional e organizacional das escolas, frente ao processo de implementação do novo formato do Ensino Médio. Espera-se que os resultados do trabalho possam contribuir com a avaliação, o monitoramento e o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais, especialmente em relação à rede estadual de Minas Gerais.

Título: Linguagem e Escola: sujeitos (d)na liderança
Coordenador: Diego Henrique Pereira
Data de Início do Projeto: 12/08/2021
Linha de Pesquisa: Ensino, Linguagem e Formação Humana
Resumo: Entende-se que o espaço escolar é formado por um sistema aberto, composto por sujeitos, cujas relações são atravessadas pela Linguagem e suas derivas; produzindo assim efeitos emocionais, sociais, culturais e ambientais, gerando assimetrias e conflitos. Portanto, é nessa não linearidade é que este projeto de pesquisa se edifica, buscando em sua essência compreender os movimentos produzidos acerca da liderança e seus discursos que atravessam diferentes funcionamentos produzidos na Escola, sejam por posições-sujeito institucionalizadas, ou por outras. Tendo como o processo de ensino-aprendizagem a alavanca que impulsiona a Educação - digo ensino-aprendizagem pelo deslocamento que desestabiliza o ciclo da informação -, batimento entre a Administração e a Pedagogia torna-se um desafio ao fazer Escola, afinal, independentemente da posição ocupada, produzir equilíbrio em meio a essa tensão, torna o trabalho da Educação ainda mais desafiador. Tal projeto irromperá as barreiras acadêmicas e chegará aos diferentes espaços escolares, produzindo discussões e elaborando saberes acerca do fazer Escola.

Título: Educação como garantia da dignidade humana
Coordenador: Rodrigo Rios Faria de Oliveira
Data de Início do Projeto: 02/08/2021
Linha de Pesquisa: Políticas públicas e gestão
Resumo: O presente projeto de pesquisa busca discutir a educação como um direito fundamental da dignidade humana no Direito Fundamental Social, evocando os regulamentos internacionais, as normas educacionais e, sobretudo, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 para a sua efetivação. Estando, dessa forma, institucionalizados os direitos e garantias do ser humano, o direito à educação encontra-se incluído em Direitos Fundamentais, o qual tem como finalidade primordial o respeito à dignidade, onde o Estado tem o dever de garantir as necessárias condições para o seu pleno desenvolvimento. Alguns dos objetos a serem ocupados nesse projeto: informação-conhecimento; políticas educacionais no Brasil; educação pública como um Direito Social; Educação e democracia; judicialização da Educação, entre outros temas pertinentes.

Título: Ensino, avaliação e outras práticas discursivas em análise
Coordenador: Atilio Catosso Salles
Data de Início do Projeto: 01/02/2021
Linha de Pesquisa: Ensino, Linguagem e Formação Humana
Resumo: Esse projeto de pesquisa visa compreender como fatos de linguagem, tais como a avaliação escolar, a leitura, o texto e os processos de ensino-aprendizagem produzem efeitos não só em práticas discursivas como também nos modos de existência, afetando, fortemente, as subjetividades contemporâneas: demandas diversas nas formas de ensinar, de elaborar uma avaliação, tecer um texto e ocupar os espaços públicos e privados, como o da escola, das bibliotecas etc. O estudo da língua(gem) em funcionamento em práticas sociais é questão importante, pois possibilita tomar a questão do ensino, da avaliação, para além da ideia de que o ensino seria fruto de mera aplicação de técnicas.

Título: Eduling – Educação, Linguagem e Formação
Coordenadora: Joelma Pereira de Faria Nogueira
Data de Início do Projeto: 08/03/2021
Linha de Pesquisa em que se inscreve: Ensino, Linguagem e Formação Humana
Resumo: Este projeto tem por objetivo pensar a linguagem e a educação nos processos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Busca-se enfatizar a importância da linguagem na tradução de objetos, imagens e comportamentos, ao afirmar que “o mundo dos significados não é outro senão o da linguagem” (BARTHES, 1977, p. 12). Nessa direção, interessa-nos conduzir estudos e pesquisas que tomem como objeto o processo de formação do aluno/pesquisador/participante/professor atravessado pela linguagem. Nessa direção, retomamos Wittgenstein, ao afirmar que “o homem possui a capacidade de construir linguagens com as quais se pode exprimir todo sentido”. Buscamos, aqui, estabelecer como lócus de pesquisa e investigação os mais variados contextos, sejam eles educacionais, sociais, de trabalho ou qualquer outro modo de interação onde se possa sondar os processos de formação por um viés educativo. Participam deste projeto acadêmicos e profissionais de diferentes formações e áreas do conhecimento.

Título: EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: PRINCÍPIOS, POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO
Coordenador: Rafael Lazzarotto Simioni
Data de Início do Projeto: 05/02/2024
Linha de Pesquisa em que se inscreve: Políticas públicas e gestão
Resumo: O objetivo deste projeto é constituir um espaço de discussão e desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão na área da educação e direitos humanos, com especial ênfase nas temáticas da inclusão da pessoa com deficiência, equidade, violência e desigualdade. O projeto dá destaque a investigações que analisam as interações entre educação e direitos humanos/fundamentais, enquanto também considera outras abordagens para observar os fundamentos, objetivos e a arquitetura jurídica atual dos direitos de inclusão da pessoa com deficiência no sistema de educação. A questão central da pesquisa é avaliar a qualidade da legislação brasileira sobre inclusão da pessoa com deficiência no sistema de educação, especialmente em razão da notável discrepância entre os ideais constitucionais e a realidade social que, na véspera de completar 10 anos de vigência da Lei Brasileira de Inclusão, persiste em diversos setores, grupos e sistemas de organização. Por meio de uma metodologia analítica e com os aportes teóricos-conceituais da teoria dos sistemas sociais autopoiéticos da tradição de Niklas Luhmann, mas sem excluir outros marcos teóricos, espera-se como resultado deste projeto a produção de material bibliográfico, produtos técnicos, projetos de extensão e orientações de teses e dissertações de modo a incrementar o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência no campo da educação constitucional e fortalecer a estrutura legal de proteção e afirmação desses direitos.

Título: Neuroeducação no ambiente escolar: um novo olhar pedagógico e as potencialidades do ensino baseadas no cérebro
Coordenador: Ronaldo Júlio Baganha
Data de Início do Projeto: 05/03/2021
Linha de Pesquisa em que se inscreve: Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos.
Resumo: Tradicionalmente a neurociência é considerada como área biológica, que estuda o sistema nervoso (SN), entretanto como ciência interdisciplinar tem colaborado com diversas áreas e dentre ela a Educação. Sabe-se que o ensinar e o aprender ocorrem em velocidades e momentos distintos e assim, estreitar o entendimento da neurociência se torna essencial e imprescindível para o docente do futuro. O objetivo do presente estudo é avaliar o conhecimento dos docentes do ensino fundamental um, dois e do ensino médio sobre as bases neurobiológicas do aprendizado. Conhecer o funcionamento do sistema nervoso central, as diversas áreas e suas responsabilidades no aprender é o ponto central, pois assim os docentes poderão utilizar de estratégias para motivar, favorecer a atenção e colaborar para um aprender mais dinâmico, eficiente e prazeroso. O escopo desse projeto está associado à linha de pesquisa Educação e tecnologia: inovação, ferramentas e processos.