Credenciamento de Docentes

Critérios de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento docente

Seguindo os Critérios da Capes, todos os docentes permanentes que orientação doutorado devem ter pelo menos 2 (duas) orientações de mestrado e para orientação no mestrado, deverão ter pelo menos 2 (duas) orientações de mestrado, ou especialização, ou iniciação científica, ou trabalho de conclusão de curso de graduação.

Além desses Critérios mínimos e atentos à qualidade dos docentes, para ser credenciado ou recredenciado ao núcleo docente permanente (NDP), seja para o Mestrado ou para o Doutorado, o docente deve ter título de doutor e atender, no mínimo, a pelo menos 3 (três) dos Critérios a seguir:

1. Ter experiência comprovada de orientação de iniciação científica ou Trabalho de conclusão de Curso de graduação;

2. Ter dado aulas em curso de Mestrado ou Doutorado;

3. Ter produção acadêmica e científica que inclua: trabalhos publicados e orientação de dissertação e sua conduçãoo à defesa;

4. Notória especialização do interessado;

5. experiência anterior em atividades de pós-graduação;

6. experiência profissional externa à universidade, pertinente à linha de pesquisa em questão;

7. Envolvimento nas atividades de pós-graduação, como disciplinas ministradas e dissertações já orientadas;

8. Participação em grupo de pesquisa.

A política de acompanhamento de docentes do Programa terá caráter formativo e se dará em articulação com a Comissão de Autoavaliação do Programa (CAA), tendo como parâmetro o processo de Autoavaliação da Capes ao final do quadriênio e seus Critérios, bem como o Regimento da Proppes. Em continuidade ao trabalho já realizado nos cursos de origem, o processo de Autoavaliação envolve todos os docentes do programa, tendo o resultado discutido no colegiado do curso, com vistas à realidade e condições que contextualizam a situação de vínculo ao Programa e à instituição, bem aos Critérios do Regulamento do Programa, servindo como parâmetro para a redefinição e distribuição de atividades de orientação e docência no curso, e para determinar os docentes a serem credenciados, recredenciados ou descredenciados. Para essa finalidade, Além da Comissão de Autoavaliação (CAA) haverá a Participação do coordenador do Programa e mais um docente a ser indicado pelos pares. Como suporte à política de acompanhamento de docentes será implementado um planejamento estratégico de ações a serem realizadas para o período do quadriênio.