Infraestrutura

INFRAESTRUTURA DA UNIVÁS

Na Unidade Fátima, a Univás possui diferenciados espaços e equipamentos que são utilizados pelo corpo docente e discente da Graduação e Pós-Graduação. Os alunos e docentes do PPGEduCS, segundo suas linhas de pesquisa e projetos de que estão participando, podem usufruir dos diversos espaços e laboratórios, em que todos os acessos contam com acessibilidade. Há os que são preferencialmente utilizados pelos alunos do PPGEduCS:


Salas de aula, Salão de Eventos e Ginásio Poliesportivo


Na Unidade Fátima a Univás conta com 44 salas de aula. A infraestrutura inclui 44 projetores multimídia, 05 notebooks, 20 caixas de som, 02 tvs de 50” , 04 microfones sem fio e 01 de lapela, 02 caixas de som amplificadas. 01 salão de eventos para 150 pessoas. 1 ginásio poliesportivo.


Sala de Videoconferência


A Universidade do Vale do Sapucaí conta com uma sala de Videoconferência, na Unidade Fátima, para apoio as reuniões de intercâmbio Nacionais e Internacionais, bancas de defesas e Orientações, bem como orientações discentes. essa sala tem os seguintes equipamentos de videoconferência: CÂMERA Panorâmica, inclinação e zoom motorizados suaves controlados remotamente ou por console; CONTROLE REMOTO, Câmera, viva-voz e controle de chamadas; VIVA-VOZ com desempenho total duplex e tecnologia de redução de ruídos que pode ser emparelhado com dispositivos móveis através de Bluetoothe NFC; MICROFONES, conta com quatro microfones onidirecionais com conformação de feixe; SUPORTE de funcionalidade dupla que funciona em parede ou na elevação de mesa e a COMPATIBILIDADE com BlueJeans, BroadSoft, GoToMeeting, Vidyo e outros aplicativos de vídeo conferência, gravação e transmissão compatíveis com câmeras USB.


Sala do Núcleo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Sociedade (NUPECS)


A sala do Núcleo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Sociedade (Nupecs) fica no segundo piso do prédio principal da Univás -Unidade Fátima e abriga reuniões desse núcleo com alunos e docentes, contando com uma mesa com um computador com internet, além de armário para documentos e livros. O objetivo desse núcleo é contribuir com a produção, discussão e divulgação das pesquisas realizadas pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás. O Nupecs é responsável pela organização, pela realização e pela gestão de eventos científicos – como os encontros, seminários, colóquios, jornadas, congressos etc., reuniões de trabalho de grupos e projetos de pesquisa ¬– e outras atividades do PPGEduCS.


Recursos de Informática


Rede computacional existente - Rede Microsoft Windows com TCP/IP, utilizando DNS e DHCP. Acesso à Internet - Todos os computadores possuem acesso à internet. Temos um link dedicado com a Oi, 24h por dia. Possui os seguintes Softwares licenciados: Pacote Adode Cloud CC; Statistical Package for the Social Sciences (SPSS); Microsoft Campus Agreement (Todos os softwares da Microsoft); Minitab 19 e AutoCad 2018 e ainda com diversos Softwares Free.


Laboratórios de Informática


O Campus Fátima da Univás possui 6 Laboratórios de informática que possuem em média 31 computadores e um data Datashow cada um. Quanto ao funcionamento esses laboratórios ficam disponíveis para uso ao corpo docente e discente, durante o dia todo, das 8h às 22h30, de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 17h.


Biblioteca


Denominada Biblioteca “Eugênio Pacelli”, foi criada juntamente com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras 'Eugênio Pacelli' autorizado pelo decreto nº 70.594, em 23 de maio de 1972. A Biblioteca está localizada na Unidade Fátima, na Av. Prefeito Tuany Toledo, 470, Bairro Fátima I, instalada em uma área de 378,00m2, distribuída da seguinte forma: acervo de livros, periódicos, referência, salas de estudos, processamento técnico, atendimento e administração. A Biblioteca adota o sistema de Acervo aberto. Além disso, oferece uma sala reservada aos alunos do PPGEduCS, onde eles se encontram com seus professores, recebem orientação e fazem suas pesquisas e leituras


Os discentes e docentes do PPGEduCS contam ainda com outros espaços na Univás como:


Laboratório de História Oral tem como objetivo constituir-se em um espaço de estudo e de criação de projetos de pesquisa e extensão na área da História Social, promover debates sobre metodologias de pesquisa, dar oportunidade para a criação de projetos individuais e ao mesmo tempo projetos temáticos e integrados que utilizem a oralidade como fonte. Constitui assim um arquivo relevante para as ciências da linguagem.


Ludoteca A Ludoteca é um laboratório de vivências lúdico-pedagógicas que propicia estudos e pesquisas nas áreas do desenvolvimento infantil, aprendizagem e ludicidade. Trata-se de um espaço com materiais lúdicos e pedagógicos (jogos e brinquedos) organizados segundo as fases do desenvolvimento infantil e as atividades desenvolvidas na Ludoteca. A Ludoteca tem possibilitado o envolvimento da comunidade, bem como dos discentes e docentes.


NEESP : Núcleo de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino: O NEESP oferece, não apenas apoio ao desenvolvimento aos estágios e práticas de ensino, como se constitui em fórum permanente de reuniões e discussões das questões relativas às práticas profissionais e ao estágio supervisionado. Anualmente, ocorre a Semana de estudos pedagógicos organizada pelo curso de Pedagogia da Univás que conta com a participação e envolvimento dos docentes do PPGEduCS.


Laboratório de Avaliação Psicológica (LAP) : Dispõe de uma área de 190,28m². Tem como finalidade de prestar serviços de avaliação psicológica à comunidade interna (funcionários da instituição/UNIVÁS) e para comunidades externas (municípios). O trabalho consiste na aplicação da anamnese para levantamento dos dados pessoais e conhecimento da queixa. Quando há aceitação de acompanhamento psicoterápico por parte do examinando, o laudo é encaminhado ao CAP (Centro de Atendimento Psicoterápico).


Laboratório de Motricidade Humana : Conta com uma área de 134,42m². Tem como finalidade avaliar segmentos humanos. Estudar o movimento, em suas formas e potencialidades, de identificar estruturas osteo mioarticulares palpáveis ao exame clínico, de compreender as disfunções musculares através de estudo eletromiográfico, de avaliar postura corporal e visualizar deformidades, de iniciar a prática reabilitadora funcional, de comparar distúrbios ortopédicos funcionais com resposta dos sinais vitais, de testar provas de função muscular e de entender as mecânicas dos traumas em diferentes locais do corpo humano.


Clínica Escola de Psicologia: : Com área de 353 m2 (localizado na região central da cidade), com o oferecimento de serviços de aconselhamento e atendimento psicológico e psicopedagógico à comunidade. O Laboratório conta com a seguinte estrutura: 1 sala de recepção, 1 sala de espera, 2 salas de supervisão, 1 cozinha, 5 banheiros, 4 salas para atendimento clínico equipadas adequadamente para a demanda de atendimentos individuais e em grupo, para crianças, adultos e idosos, 1 sala de coordenação com computador e arquivos, 1 sala de reuniões. Além do mobiliário, as salas de atendimento contam com equipamentos e materiais como jogos pedagógicos, brinquedos em geral. Livros infantis entre outros.