REDE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, por meio de um acordo com a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre – MG, desenvolve o projeto de extensão universitária intitulado “Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE”.

Apoiado e fomentado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a REUNE tem como objetivo contribuir com a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores em educação de Pouso Alegre e de toda região do Sul de Minas Gerais.

As temáticas trabalhadas ao longo do percurso formativo da REUNE são planejadas com o envolvimento direto da Superintendência Regional de Ensino e respondem às demandas mais proeminentes identificadas na realidade das escolas, dos alunos e dos profissionais da educação vinculados às redes estadual e municipais de ensino.

Objetivos


Considerando a extensão como uma conjunção de várias disciplinas, processo educativo, cultural, científico, social e político que promove a relação imprescindível entre a universidade e outros setores da sociedade, o presente projeto tem como objetivo oferecer aos professores da Rede Pública oficinas que serão ministradas pelos diferentes especialistas em estudos da educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (PPGEduCS - UNIVÁS), assim como por especialistas convidados pela Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (SRE).

Essas oficinas visam contribuir para a formação, aprimoramento e desenvolvimento desses professores e de suas atividades de ensino através da reflexão sobre as pra?ticas pedago?gicas que auxiliem os profissionais no trabalho dia?rio. As diferentes temáticas possibilitam aos professores construírem novos olhares, produzirem novos conhecimentos, formarem novas perspectivas a respeito de temas que são relevantes e recorrentes em sua prática profissional na educação pública.

Público alvo


Alunos, professores e colaboradores do PPGEduCS. Assim como os profissionais da educação credenciados na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre -MG, a qual é composta pelos servidores das redes estadual e municipais (são atendidos aproximadamente 30 municípios do sul de Minas Gerais), e oferece atendimento a 68 escolas da região.

Finalidade e impacto


Compreendendo a educação como prática transformadora, a qual possibilita que o profissionais sejam professores críticos e reflexivos a respeito de sua atuação profissional, têm-se o intuito de oferecer essas oficinas para que seja momentos propícios para a discussão e formação desses sujeitos, os quais em suas práticas educativas precisam lidar com diferentes realidades, abordagens e problemáticas no contexto da escola pública.

Nesse sentido, a universidade está atenta às necessidades da região em que se situa e busca produzir subsídios para a educação que nela se realiza, beneficiando-a assim por meio deste projeto, oferecendo a possibilidade a esses professores da Rede Pública de serem atendidos pelas atividades, pelas pesquisas, pelas reflexões produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), que podem contribuir para a prática escolar e, consequentemente, para a educação básica.

As ações da REUNE estão vinculadas à realidade local/regional dos profissionais da educação e dos sistemas de ensino mineiro, e procuram dar respostas às demandas identificadas a partir de novas abordagens, metodologias e enfoques teóricos para os diferentes temas, tais como a respeito da saúde mental na escola, o atendimento educacional especializado, as avaliações formativas, o currículo na educação infantil e alfabetização, entre outros.

#

Histórico e ações


1) O lançamento do REUNE foi realizado por meio do Simpósio da Rede Educação, Universidade e Escola Pública, que aconteceu no dia 05 de setembro, terça-feira, às 9h, no Anfiteatro da Unidade Central da Univás. Esse evento teve como tema de abertura a “A saúde mental na escola” e foi aberto a todos os alunos, professores e colaboradores da Univás, além dos profissionais da educação credenciados pela Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, MG.

#

Seguem as reportagens produzidas sobre a REUNE:

“Projeto REUNE foi lançado oficialmente durante simpósio no Anfiteatro da Univás”

“I Simpósio da Rede Educação da Universidade e Escola Pública é realizado com sucesso”

2) A 1ª Oficina da Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE, foi realizada no dia 21 de setembro, na Unidade Fátima. A 1ª Oficina teve como temática o “Atendimento Educacional Especializado (Educação Especial)” e buscou contribuir com a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores em educação de Pouso Alegre e de toda região do Sul de Minas Gerais.

#

Segue a reportagem produzida sobre a atividade:

“Univás realiza 1ª Oficina da Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE”

3) A 2ª Oficina da Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE foi realizada no dia 05 de outubro de 2023, no Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubistchek. O tema desta oficina foi a “Avaliação do SAEB e o uso de seus resultados no planejamento pedagógico”. Neste dia, tivemos a participação de professores do PPGEDUCS e convidados da equipe de Resultados de Avaliações Educacionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, assim como dos especialistas da SRE de Pouso Alegre-MG

#

Segue a reportagem produzida sobre a atividade:

“2ª Oficina do REUNE Univás é realizada no Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre”

4) A 3ª Oficina da Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE ocorreu no dia 09 de novembro e abordou a temática do "Currículo da Educação Infantil e alfabetização". O encontro possibilitou trocas e aprendizados com professores e alunos egressos do PPGEDUCS, assim como com os profissionais da educação da SRE de Pouso Alegre - MG. No período da manhã também tivemos a participação do Coral da Escola Estadual Eduardo Amaral, do município de Estiva e a contação de História- Somos todos Extraordinários, com a servidora Fabiane Terra.

#

Segue a reportagem produzida sobre a atividade:

“PPGEduCS realiza a 3ª Oficina da Rede Educação, Universidade e Escola Pública – REUNE”