Disciplinas

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS DO PPGCL

Para acessar as disciplinas basta clicar no título.

  1. Introdução aos Estudos da Linguagem
  2. O percurso do conhecimento produzido sobre a linguagem em diferentes épocas, com suas diferentes características; a história da formação dos conceitos e noções em sua relação com as diferentes teorias e níveis de análise da linguagem; as disciplinas de estudo da linguagem e a produção de seus objetos.

  3. Introdução à Análise de Discurso
  4. Definição de discurso, de teoria do discurso, do método de análise de discurso; noções e procedimentos próprios à análise de discurso; metáfora e paráfrase. A especificidade da análise de discurso situada entre a linguística e as ciências sociais; a interpretação. O discurso como lugar de observação das relações entre língua e ideologia; a constituição do sujeito e do sentido.

  5. Metodologia de Pesquisa
  6. Construção da unidade do texto; característica e propriedades do texto científico; a heterogeneidade dos textos: polifonia, citação, argumentação; constituição da posição sujeito-pesquisador: formulação da questão, construção de um objeto de pesquisa, relação entre teoria, método e objeto; processos de escrita do trabalho científico


  1. Discurso e Interpretação
  2. A interpretação nas diferentes perspectivas teóricas e metodológicas em que tem sido trabalhada: hermenêutica, semiótica, semântica, análise de texto, análise de discurso. A interpretação na relação do sujeito com a linguagem; a relação da interpretação com a ideologia; a relação do analista de linguagem com a interpretação e a compreensão. Análise de Discurso e Análise de Conteúdo.

  3. Discurso e Política
  4. Consideração dos modos de constituição do sujeito pela/na linguagem; tomada da política como instância em que há simbolização das relações de poder investidas na constituição dos sujeitos e dos sentidos, em seus espaços de vida; o confronto do simbólico com o político e a divisão de sentidos na sociedade e na história. O sujeito dividido e a divisão social dos sujeitos.

  5. Língua, Sujeito, Ideologia
  6. A articulação língua, sujeito, história e o funcionamento da ideologia; exterioridade constitutiva, equívoco; estrutura e acontecimento; efeito metafórico. O discurso como materialidade específica da ideologia e a língua como materialidade específica do discurso; língua e Ideologia na constituição do sujeito e dos efeitos de sentido.

  7. Texto e Discurso
  8. O texto como unidade de sentido em relação à situação; relação discurso e texto, sujeito e autor; a atualização do discurso em texto; os mecanismos de textualização no oral, no impresso e no espaço digital; propriedades discursivas das diferentes formas de textualidade; discurso e interpretação; discurso e produção de texto.

  9. A Linguagem e Suas Diferentes Materialidades
  10. A linguagem e seus diferentes modos de significar, seus diferentes funcionamentos discursivos, suas materialidades significantes específicas. Análises, através de procedimentos analíticos próprios; o reconhecimento dos diferentes discursos em suas características e propriedades, e a das diferentes formas materiais: linguagem verbal, digital, icônica, grafismo etc.

  11. Língua, Memória, Nação, Estado
  12. A relação entre Língua, Nação e Estado como característica da modernidade: colonização e descolonização linguística; processos de gramatização das línguas; língua materna e a formação das línguas nacionais. Língua e memória; língua e identidade; unidade e variedade linguística; a produção das políticas linguísticas.

  13. Elementos para a Análise Linguística
  14. A descrição da língua e suas disciplinas: fonética e fonologia; morfologia e sintaxe; semântica e pragmática; procedimentos de análise das formas e construções linguísticas.

  15. A Linguagem no Processo de Ensino/Aprendizagem
  16. O ensino/aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira. A constituição da linguagem como objeto curricular na sociedade brasileira e análise das práticas de escolarização da linguagem ao longo da História. Políticas linguísticas para a educação. Ensino/aprendizagem de língua: tecnologias e novas mídias.

  17. Leitura e Escrita
  18. A produção da leitura; a divisão social do trabalho da leitura; história da leitura dos textos e história da leitura dos sujeitos leitores. A relação leitura e escrita; a posição sujeito autor e o efeito leitor. Os sujeitos e a produção da escrita; a escrita e a oralidade; discurso da escrita e discurso da oralidade. Tecnologias da escrita e leitura.

  19. O Sujeito e as Línguas
  20. O sujeito e suas relações com a língua e as línguas no mundo contemporâneo: a língua e as línguas nos modos de individuação e nos processos de identificação do sujeito; língua nacional, língua oficial e língua materna; língua estrangeira; língua única e multilinguismo no mundo contemporâneo; relação entre línguas; línguas e as novas tecnologias de linguagem.

  21. Sujeito, Sociedade e Novas Tecnologias
  22. A constituição do sujeito e do sentido face às novas tecnologias: interpelação, individuação e identificação dos sujeitos; memória discursiva, memória metálica, discurso digital; a produção de efeitos de sentidos na relação com as novas tecnologias; redes, mídias sociais e processos discursivos.

  23. Linguagem, Tecnologia e Novas Mídias
  24. Reflexão sobre os trajetos do dizer considerando novos espaços e formas de significar produzidos pelas tecnologias. Estudo de diferentes espaços midiatizados pensando a constituição, formulação e circulação dos sentidos na sociedade; território e pertencimento. Convergência de mídias. Processos discursivos e práticas sociodigitais. Estudo das noções de arquivo, de corpografia e de laço social.

  25. Linguagem, Ciência e Sociedade
  26. A linguagem da ciência: as ciências exatas e da vida e as ciências humanas; o sujeito da ciência e o sujeito do discurso; as ciências da linguagem e as novas tecnologias na sociedade contemporânea e no ensino.

  27. As Tecnologias e o Conhecimento
  28. A relação indissociável entre tecnologia e produção de conhecimento. Diferentes sentidos da tecnologia. As revoluções tecno-linguísticas e a história das sociedades. As tecnologias na produção e circulação do conhecimento na contemporaneidade.


  1. Tópicos em Análise de Discurso
  2. Leitura e Discussão de textos referentes a temas específicos dentro da área de concentração do programa, relativos à Análise de Discurso.

  3. Tópicos em Língua e Ensino
  4. Leitura e Discussão de textos referentes a temas específicos dentro da área de concentração do programa, relativos à Língua e Ensino.

  5. Tópicos em Linguagem, Conhecimento, e suas Tecnologias
  6. Leitura e Discussão de textos referentes a temas específicos dentro da área de concentração do programa, relativos à Linguagem, Conhecimento, e suas tecnologias.

  7. Tópicos em Linguagem e Sociedade
  8. Leitura e Discussão de textos referentes a temas específicos dentro da área de concentração do programa, relativos à Linguagem e Sociedade.

  9. Seminário Avançado de Pesquisa
  10. Discussão e orientação de pesquisas em Linguagem e Sociedade em elaboração pelos participantes.


  1. Leitura Individual Orientada
  2. Leitura e discussão de textos pelo aluno e pelo professor responsável, mediante programa de leitura previamente aprovado pelo docente.

  3. Atividades Complementares
  4. Produção científica e intelectual do pós-graduando e participação em eventos científicos pertinentes para a sua área de pesquisa e formação, conforme regulamento próprio