Corpo Docente

CORPO DOCENTE DO PPGCL

Atí­lio Catosso Salles

atilioc@univas.edu.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance. No PPGCL/Univás, coordena o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) e orienta pesquisas na área de Linguagem e Sociedade, nas linhas de Análise de Discurso, Língua e Ensino e Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias. É vice-diretor da Editora Univás.

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

Joelma Pereira de Faria

joelmafaria@univas.edu.br

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” (1994), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Sapucaí, e coordenadora do Núcleo de Apoio à Produção Acadêmica da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Linguística Aplicada a Língua Inglesa, Leitura e Produção de Textos e Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: ensino-aprendizagem, formação de professores, pesquisa colaborativa, formação reflexiva e linguagem e formação para a monitoria.

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

José Dias da Silva Neto

jdendod@univas.edu.br

Possui graduação em Odontologia pelo Instituto Superior de Ciências Letras e Artes de Três Corações - (1994), especialização em endodontia pela Universidade Federal de Alfenas - (1999), mestrado em endodontia pela Universidade Federal de Alfenas - (2003), doutorado em ciências pela Universidade Federal de São Paulo - (2010). É Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre MG e Coordenador-adjunto do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da UNIVÁS, onde atua como professor permanente. É Coordenador e professor dos cursos de Especialização em Endodontia Lato sensu da UNIVÁS. Participa do grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica vinculado às Faculdades Unidas do Norte de Minas Contagem MG e Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações MG. É Professor adjunto da Disciplina Endodontia da UNINCOR. Possui clínica particular como Cirurgião Dentista desde 1995 em Pouso Alegre MG. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: Endodontia, Cirurgia Parendodôntica. Linha de pesquisa: Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais.

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

Paula Chiaretti

pchiaretti@univas.edu.br

Possui graduação em Psicologia (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo. Durante o doutorado, realizou estágios sanduíches na Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle (França) em 2010, sob supervisão de Jacqueline Authier-Revuz e Sonia Branca-Rosoff, e na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) em 2012, sob supervisão de Adriana Boria. Em 2018, realizou Pós-Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, sob supervisão de Lauro Baldini. Entre 2013 e 2014, coordenou o curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (Bahia). Realiza formação em Psicanálise desde 2003. Coordenou o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) nos anos de 2015, 2017 e 2018. Foi editora-chefe da Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem entre 2014 e 2018. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Vale do Sapucaí. Tem experiência nas áreas de Análise do Discurso e Psicanálise.

Clique aqui para acessar o Currículo Lattes