Área de Concentração

LINGUAGEM E SOCIEDADE

A área de concentração em Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem tem como base a análise da linguagem funcionando na sociedade e na história. A partir dessa perspectiva, a língua não deve ser considerada isoladamente, uma vez que, para significar, ela se inscreve na história, se relaciona e constitui os sujeitos, não sendo restringida à gramática. Do ponto de vista do Programa, qualquer prática social, fato histórico, instrumento ou artefato, relação social, discurso, deve ser compreendido por meio da articulação entre linguagem e sociedade.

A linguagem ocupa hoje um lugar central na sociedade, pois é mediadora das relações do homem com seu entorno. Por seu caráter simbólico, é constitutiva e transformadora da realidade, daí a importância de conhecermos seu funcionamento para compreendermos os vários objetos aí produzidos, sejam estes científicos, artísticos, pedagógicos, jornalísticos, literários, jurídicos e midiáticos, entre outros. Assim, compreender a linguagem enquanto parte da sociedade é fundamental para a elaboração das formas de conhecimento, o que se torna decisivo para melhorar a atuação nos diferentes campos profissionais.

Essa forma de pensar a linguagem, articulada às práticas sociais e históricas, pode ser muito fecunda tanto para profissionais que, conhecendo a linguagem em seu modo de produzir sentidos, levam esse conhecimento para a melhor compreensão de seus objetos, como para aqueles que trabalham o próprio ensino da língua e que se beneficiam assim de uma nova forma de pensar seu objeto ou a relação ensino/aprendizagem, incluindo aspectos não presentes em outras formas de estudos linguísticos.