Apresentação do Programa

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (Mestrado e Doutorado) parte da consideração de que a linguagem não deve ser pensada de forma isolada, mas em sua relação com a sociedade. Isto porque, sendo o homem um ser histórico que vive em um mundo em que tudo significa e tem de ser significado por ele, linguagem e vida social são inseparáveis. Assim, os estudos que se desenvolvem em nosso programa aliam o conhecimento da e sobre a linguagem com o conhecimento sobre o sujeito que a pratica, sobre a história, sobre a ideologia e sobre a sociedade de modo geral. Vale ressaltar que o modo como o conhecimento sobre o funcionamento da linguagem se constrói possibilita que objetos de áreas distintas (humanas, sociais, biológicas e exatas) possam ser abordados e compreendidos.

Buscando contemplar diferentes pontos de ancoragens das pesquisas que se desenvolvem nessa perspectiva, nosso Programa oferece três linhas de pesquisas:

Trata-se, assim, de um programa que estimula a produção de novos conhecimentos e instrumentos científicos, próprios para o saber e a invenção, uma exigência cada vez presente na formação de especialistas em qualquer área profissional.

Público-alvo:
Graduados em Linguística, Letras, Jornalismo, Literatura, Psicologia, Publicidade, História, Relações Públicas, Relações Internacionais, Comunicação, Ciências Sociais e Políticas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Administração, Fonoaudiologia, Artes, Educação, Direito, Filosofia, Teologia, profissionais da saúde e todos que se interessam por linguagem em seu campo de conhecimento e/ou profissional.