Projetos de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO

Projeto "A linguagem vai à escola - ALinE"

RESUMO
Compreendendo a extensão como possibilidade de produzir um relação refletida e de aproximação da universidade com a sociedade, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Univás, deu início em agosto ao Projeto de Extensão “A Linguagem vai à Escola (ALinE)”, cuja finalidade é a de oferecer aos professores da Rede Municipal de Pouso Alegre oficinas ministradas por especialistas em estudos da linguagem. Essas oficinas visam, por meio da reflexão sobre a relação entre a linguagem e suas especificidades que abrangem a história e a sociedade, contribuir para a formação, aprimoramento e desenvolvimento desses professores e de suas atividades de ensino, uma vez que, se propõe a debater questões teóricas e práticas que interferem no processo de leitura, escrita, interpretação face à língua, à inclusão, às novas tecnologias, à memória, à ciência cultural, à mídia e à arte, na escola.

HISTÓRICO
Em 2014, o Projeto ALINE ofereceu quatro oficinas com periodicidade mensal: 30 de agosto, “Ensino e Inclusão Educacional”, ministrada pela Profa. Dra. Renata Chrystina Bianchi de Barros, com o auxílio da Profa. Ms. Patrícia de Campos, egressa do PPGCL; 20 de setembro, "Enciclopédias Virtuais Livres: Wikipédia e Desciclopédia", ministrada pela Profa. Dra. Ana Cláudia Fernandes Ferreira, com o apoio da mestranda Anne Caroline Bastos Bueno; 25 de outubro, "Oralidade e Escrita", ministrada pela Profa. Dra. Joelma Faria; 22 de novembro, "Arte e Escrita", ministrada pelas Profa. Dra. Maria Onice Payer e Profa. Dra. Mírian dos Santos, com o auxílio da mestranda Carla Adriana Fernandes Alves Patronieri. Em 2015, o projeto contou com mais cinco oficinas, dentre elas a Oficina Mídia e(m) sala de aula, ministrada pelos professores PPGCL, Carolina Fedatto e Guilherme Carrozza, aos professores da Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão.

No ano de 2017, como parte de uma nova fase do Projeto de Extensão “A linguagem vai à escola (ALinE)”, foi realizado o I Fórum ALinE, em que a Univás recebeu, no salão de eventos da Unidade Fátima, os professores participantes do Projeto de Extensão ALinE pela Superintendência Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais (SRE). Neste ano, foram realizadas nove oficinas (Clique aqui para conferir o cronograma).

No ano de 2018, como continuidade do Projeto de Extensão, em sua Fase II, foram realizadas três oficinas, dividas em Parte I e Parte II, sendo que as da parte I foram ministradas por professores do PPGCL-Univás e as da Parte II foram promovidas pelas professores da Rede Estadual de Ensino de Pouso Alegre (Clique aqui para conferir o cronograma).

ALinE 2019
No momento, em 2019, em sua Fase III, o Projeto de Extensão ALinE realizará um total de seis oficinas, ministradas por professores do PPGCL-Univás com a participação de discentes e egressos dos cursos de mestrado e de doutorado do PPGCL, bem como de alunos do Curso de Letras da Univás.(Clique aqui para conferir o cronograma).

PARTICIPANTES
Juliana Santana Cavallari (coordenadora, PPGCL/Univás)
Eduardo Alves Rodrigues (PPGCL/Univás)
Guilherme Adorno (PNPD-PPGCL/Univás)
Joelma Pereira Faria (PPGCL/Univás)
Juciele Pereira Dias (PPGCL/Univás)
Luciana Nogueira (PPGCL/Univás)
Luiza Kátia de Andrade Castello Branco (PPGCL/Univás)
Paula Chiaretti (PPGCL/Univás)
Renata Chrystina Bianchi de Barros (PPGCL/Univás)
Telma Domingues da Silva (PPGCL/Univás)

PÚBLICO-ALVO
Professores da rede pública de ensino.

Professores e/ou dirigentes interessados em estabelecer parcerias como o nosso Programa, favor entrar em contato pelo e-mail: julianacastrosantana@hotmail.com

Clique aqui para acessar o cronograma das oficinas