O Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais “Sandra Sales” – NEPEd é um instrumento de institucionalização da pesquisa, do debate e da produção acadêmica do Mestrado em Educação. Agrega docentes e mestrandos dos diversos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Univás e alunos/pesquisadores dos cursos de graduação e educação básica por meio da Iniciação Científica tendo em vista o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa, de forma inovadora, interdisciplinar e multidisciplinar.
Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG): questões contemporâneas de ensino, currículo, aprendizagem, avaliação e gestão.
Líderes do GPEG: Profa. Dra. Neide Pena e Prof. Dr. Nelson Lambert de Andrade
O grupo fomenta estudos e pesquisas na área de políticas de gestão e avaliação da educação, e das questões contemporâneas de ensino, formação docente, currículo, aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação institucional. Desenvolve grupos de estudos e discussões sobre questões contemporâneas de educação, suas políticas e práticas de avaliação, ensino e aprendizagem, currículo, formação, nos níveis da educação básica e superior, escolar e não escolar.
Líderes do ECRA: Profa. Dra. Neide de Brito Cunha
O grupo desenvolve trabalhos de avaliação psicoeducacional em todos os níveis de educação; avalia as variáveis cognitivas, socioemocionais, contextuais e o desempenho acadêmico por meio de instrumentos de medida; explorar metodologias que favoreçam o uso, a adaptação e a construção de instrumentos de observação e avaliação; promove a intervenção psicológica para remediação ou prevenção de dificuldades de aprendizagem, assim como o bem-estar de alunos, professores e demais agentes educativos.
Líderes do GEPHET: Profa. Dra.Rosimeire A. S. Borges
O grupo desenvolve, nos diferentes níveis de ensino, estudos históricos da educação na perspectiva da História Cultural e investiga possibilidades e implicações do uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) em ambientes de ensino e de aprendizagem e sua relação com a formação inicial e continuada de professores. Aborda a diversidade de metodologias e práticas e modos de produzir significado em situações de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais.