FORMAÇÃO

O Mestrado em Educação da Univás é acadêmico, presencial, regime semestral, avaliado com nota 4 pela Capes, com processo seletivo realizado por meio de edital em cada semestre. O número de vagas anuais para ingresso no Mestrado é de 25 (vinte e cinco) alunos, salvo deliberação de ampliação da Câmara de Pós-Graduação, após considerar a disponibilidade dos docentes do Mestrado, obedecendo ao regulamento do programa e da Pós-Graduação. O Programa teve os seus primeiros concluintes ao término do segundo semestre letivo de 2014 e, até o final de 2019, somou 108 titulados como Mestres em Educação.

O Mestrado Acadêmico em Educação é administrativamente subordinado à Câmara de Pós-Graduação da PROPPES. A Coordenação do Programa é exercida por um professor permanente do Mestrado, celetista em regime integral, vinculado à Universidade do Vale do Sapucaí, indicado pela Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e nomeado pelo Reitor. O Programa teve os seus primeiros concluintes ao término do segundo semestre letivo de 2014 e, até o final de 2019, somou 108 titulados como Mestres em Educação.

O Mestrado em Educação atende à demanda de profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento que buscam formação e qualificação para a docência e para a pesquisa científica na área da educação. É no histórico de uma instituição tradicional de 50 (cinquenta) anos, com uma trajetória de esforço e dedicação à comunidade pouso alegrense, nas áreas da saúde e educação, que o Mestrado em Educação tem consolidado o seu papel, com uma sólida presença e aceitação na região sul mineira, como universidade voltada para a inserção social, cultural, educacional com foco nas áreas da saúde e educação.

Em pesquisa realizada com egressos em 2019, a maioria indicou ser a de professor, o que revela o impacto da formação no Mestrado em Educação na vida profissional e pessoal dos egressos, ao qualificar profissionais como mestres em educação: 60% dos 108 titulados pelo Programa estão atuando como professor em um dos níveis de ensino.

Ao longo desses sete anos, o Mestrado em Educação vem se dedicando ao incentivo à pesquisa, à formação docente, realizou diversos projetos de extensão voltados para a Educação Básica da localidade e da região, diversos eventos científicos, dentre eles “Encontros de Estudos e Pesquisas”, “Encontros de Produção Científica em Educação”, “Ciclos de Debates e Mesas Redondas”; “Encontros de Estudos e Pesquisas de Mestrandos e Egressos”. Em todos os eventos, houve considerável participação dos discentes, participação de pesquisadores de outras instituições, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, docentes, egressos, grupos de pesquisa e demais profissionais do cenário educacional de Pouso Alegre, região e de outros estados do Brasil.