Os Projetos e Cursos de Extensão são considerados como atividades educacionais inovadoras e bem sucedidas por contarem com a participação ativa dos discentes e egressos e também de uma significativa parcela de profissionais da Educação Básica e Superior. Com a coordenação de um ou mais docentes as oficinas, palestras, minicursos e assessoria pedagógica são realizadas com grande sucesso. Alguns projetos foram realizados atendendo a pedidos de diretores e/ou supervisores de escolas da educação básica e superior, bem como de secretarias de educação de municípios, como é o caso da cidade de Cachoeira de Minas, que recebeu curso de capacitação docente durante todo o segundo semestre de 2019, com utilização de metodologia inovadora.
Dentre os projetos realizados destacam-se:
Projeto de capacitação docente na Educação Básica: O “Curso de Capacitação Docente” foi realizado, ao longo do segundo semestre de 2019, sob a coordenação dos professores do ME, Profª Neide Pena, Profª Lariana Paula Pinto, prof. Nelson Lambert de Andrade, Profª Maria Inês Bustamante e pelos mestrandos e egressos. Teve por objetivo geral contribuir para a formação continuada dos docentes da rede pública da educação básica (nível infantil e Fundamental I) do munícipio de Cachoeira de Minas, contando com a solidariedade total da Secretaria de Educação desse município no transporte e alimentação dos participantes, bem como no fornecimento de recursos tecnológicos. Contou com a participação de uma média de 50 (cinquenta) profissionais da educação. Os professores da educação básica participaram ativamente das oficinas de metodologias de ensino, lideradas pelos docentes, discentes e egressos do Mestrado em Educação. Ao longo do mês esses professores aplicavam as metodologias aprendidas em sala de aula, relatavam o que aprenderam no encontro seguinte, compartilhando fotos das atividades realizadas no grupo, a compartilhando também no Google Drive, que era monitorada, o tempo todo pela equipe ministrante do curso. Todos receberam certificados de 40h ao final do curso (um diferencial), cabendo destacar a importância profissional e emocional desta certificação para eles, manifestadas em alegrias, lágrimas, relatos, presentes ao grupo ministrante do curso, verbalização de sonhos em realizar o mestrado, enfim, momentos emocionantes
Projeto “I Encontro de Estudos e Pesquisa com Alunos e Egressos do Mestrado em Educação”: realizado sob a responsabilidade das docentes Neide Pena, Rosimeire Aparecida Soares Borges e Maria Inês Bustamante. Esse evento contribuiu na formação dos participantes com reflexões sobre as “Contribuições da Psicologia para a Educação” e “O Movimento da Escola Nova”. Um ponto forte do evento foi o de conhecer diferenciadas abordagens das pesquisas realizadas no ME que envolvem aspectos da educação brasileira, com momentos de interação entre docentes, alunos especiais, mestrandos e egressos do ME. Foi um momento de questionamentos reconstrutivos em suas pesquisas, reflexões e novas leituras em relação à essas temáticas em questão.
Projeto “II Encontro de Estudos e Pesquisa com Alunos e Egressos do Mestrado em Educação: As pesquisas sobre tecnologias na Educação em diferentes níveis de ensino”, realizado sob a responsabilidade das docentes do ME Neide Pena, Rosimeire Aparecida Soares Borges e Aparecida Rodrigues Silva Duarte, no âmbito da disciplina Seminários de Pesquisa I, promoveu a interação entre mestrandos e egressos com reflexões sobre as pesquisas que abordaram o uso e implicações das tecnologias na educação, em vários níveis de ensino. Essa aula contou com a participação de professores da educação básica, das redes municipal e estadual de educação, que apresentaram a realidade da escola básica em termos de uso de tecnologias. As diferenciadas abordagens das pesquisas realizadas no Mestrado em Educação apresentadas pelos alunos egressos se mostraram promissoras do ponto de vista da formação de professores e da atuação dos mestrandos e egressos em diferentes níveis de ensino.
Projeto “Educação e Empreendedorismo no Brasil e na América Latina”: desenvolvido sob a responsabilidade da docente do Mestrado Profª Neide Pena. O projeto ofereceu à comunidade acadêmica da Univás o aprofundamento de informações sobre a importância da educação para o empreendedorismo no Brasil e na América Latina; bem como pode contribuir para a reflexão e o desenvolvimento de pesquisas na área da inovação e empreendedorismo em sala de aula, tendo em sua culminância a apresentação de pôsteres por cinco mestrandos no XIII Workshop Brasil Red EmprendeSUR - Congresso Anual de Empreendedorismo e Inovação da América Latina, realizado no mês de outubro de 2019, do qual a Profª Dra. Neide Pena compôs a organização, participou do Comitê Científico e coordenou salas de apresentação e debates de comunicações orais. A Educação empreendedora ocupa um espaço importante na Educação e tem se apresentado como aliada do tema inovação na área educacional. Nesse sentido, cabe destacar que a Univás se destaca no RUF - Ranking das Universidades do Brasil, divulgados pela Folha de são Paulo no ano de 2019, no trigésimo sexto lugar em inovação, devido principalmente aos depósitos de patente e softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Projeto de capacitação docente para uso de ferramentas digitais do Google For Education em sala de aula e no ambiente escolar: coordenado pela mestranda e bolsista Luana Lima Coelho, a profª Dra. Neide Pena, discente Marcelo Costa Ribeiro e Mirella Rosenberger que visa capacitar profissionais da educação quanto ao uso das ferramentas digitais Google. É uma oportunidade para os docentes e gestores da Educação Básica ao Ensino Superior, da rede pública e privada de Pouso Alegre e região que participaram da oficina de utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na plataforma digital Google. Foram utilizadas as ferramentas digitais do Google For Education, ampliando as possibilidades pedagógicas dos docentes participantes sobre o uso dos aplicativos direcionados à educação. A ferramenta “Class Room” do Google e suas aplicações foi utilizada por meio da metodologia denominada “Cultura maker” (mão na massa) e Storytelling que abrangem os relatos de experiências dos participantes. Essas metodologias corroboraram para o entendimento dos professores sobre as possibilidades de protagonismo dos discentes ao utilizar as ferramentas Google.