O Mestrado em Educação vem se dedicando ao incentivo à pesquisa, à formação e capacitação de professores por meio de projetos e extensão, cursos, eventos e projetos de pesquisa. Realizou diversos projetos de extensão voltados para a Educação Básica da localidade e da região, diversos eventos científicos, dentre eles “Encontros de Estudos e Pesquisas”, “Encontros de Produção Científica em Educação”, “Ciclos de Debates e Mesas Redondas”; “Encontros de Estudos e Pesquisas de Mestrandos e Egressos”.
Em todos os eventos, houve considerável participação dos discentes, participação de pesquisadores de outras instituições, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, docentes, egressos, grupos de pesquisa e demais profissionais do cenário educacional de Pouso Alegre, região e de outros estados do Brasil. Dentre eles, destacamos:
Ocorreu no I semestre de 2019 e, de forma inovadora, utilizou a metodologia sala de aula invertida e uso de tecnologias, com estudo prévio da temática “O manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, pelos participantes de duas disciplinas do ME, “Seminários de Pesquisa I” e “História da Educação Brasileira”.
No momento do evento, por meio de metodologias ativas, os participantes se reuniram em grupos, dos quais participaram discentes, docentes e egressos. Foi uma oportunidade de ampliação das discussões sobre esse documento histórico, uma vez que a cada grupo foi atribuída previamente uma parte desse documento para o debate e entendimento. Ao final, cada grupo elegeu um novo líder que apresentou suas conclusões em plenária, constituindo-se em um momento de socialização e entendimento desse documento relevante para a educação brasileira.
O evento ocorreu no segundo semestre de 2019 e priorizou a participação ativa de alunos e egressos desde a sua organização até a organização e publicação de seus anais. Pelo sentimento de pertencimento dos egressos e alunos no Programa, em decorrência das práticas inovadoras realizadas no corrente ano, houve grande adesão também nesse seminário, com presença maciça de egressos e todos os alunos (100%) apresentaram trabalhos e participaram ativamente das sessões temáticas, que foram em número de cinco: “Educação e Tecnologias: percursos históricos e perspectivas contemporâneas”; “Educação, Psicologia e Aprendizagem”; “Gestão e Avaliação Educacional”; “Formação Inicial e Continuada” e “Metodologias de Ensino”.
O caráter inovador pode ser identificado no entusiasmo em apresentar as suas pesquisas e no envolvimento de todos os alunos e egressos no dia do evento, sendo esse momento um grande incentivo aos alunos ingressantes no referido semestre, no que tange ao seu projeto de pesquisa.