Corpo Docente

DOCENTES

Atí­lio Catosso Salles

Atí­lio Catosso Salles

atiliocs@gmail.com

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance. No PPGCL/Univás, coordena o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) e orienta pesquisas na área de Linguagem e Sociedade, nas linhas de Análise de Discurso, Língua e Ensino e Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias. É vice-diretor da Editora Univás.

Graduação: Letras
Doutorado: Ciências da Linguagem
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Lariana Paula Pinto

paula.lariana@gmail.com

Psicóloga pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, da Universidade São Francisco/SP. Extensão em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, incluindo construção e validação de instrumentos psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação cognitiva, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, e psicologia positiva. Professora no curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora dos cursos de especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia, pelo IPOG. É psicóloga clínica no AION - Instituto de Psicologia Integrada.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Luciana Nogueira

Luciana Nogueira

lulunog@yahoo.com.br

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2005), mestrado (2009) e doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Durante seu mestrado, realizou um estágio de pesquisa na Universidad de Buenos Aires – UBA (2007) e, durante seu doutorado, realizou um estágio de pesquisa na Université Paris 13 (2012 a 2013). Concluiu o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) na Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. É integrante do Coletivo de Trabalho Discurso e Transformação - Contradit. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso e Semântica da Enunciação. Atualmente, atua como docente no PPGCL/Univás, coordena o Grupo de Estudos “Discurso e Processos de Identificação no Neoliberalismo: sujeito pós-colonial” e coordena o projeto de pesquisa “O Discurso de Gestão em Diferentes Espaços: a constituição do sujeito autoempreendedor – FASE II”. Sua pesquisa atual é dedicada ao estudo do discurso e do sujeito nas relações de trabalho, do discurso neoliberal e suas implicações nos discursos de políticas públicas para a Educação.

Graduação: Letras
Doutorado: Lingüística
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Maria Ines

Maria Inês Bustamante

minesbustamante@yahoo.com.br

Professora do Mestrado em Educação e do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF (2014). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2006). Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS (2002). Especialização em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itatiba - USF (1982).

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Mauriceia Costa Lins de Medeiros

Mauriceia Costa Lins de Medeiros

mauri_ceia@terra.com.br

Atua há 24 anos como Professora Titular da Disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança e recém-nascido, aleitamento materno, antropometria escolar e qualidade de vida. Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Cirurgia Plástica da UNIFESP dentro da área de concentração de Qualidade de Vida como Método de Avaliação em Cirurgia Plástica.

Graduação: Enfermagem
Doutorado: Cirurgia Plástica
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Neide de Brito Cunha

Neide de Brito Cunha

neidedebritocunha@gmail.com

Doutora em Psicologia, na área Educacional, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza onde foi também Orientadora de Polo de Curso EAD. Docente de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional e metodologia de pesquisa. Membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Editora-chefe da Revista Argumentos Pró-Educação. Editora Associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro.

Graduação: Letras e Pedagogia
Doutorado: Psicologia
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Neide Pena

Neide Pena

neideunivas@gmail.com

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012); Mestre em Linguística com área de concentração em Análise de Discurso, linha francesa, pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Minas Gerais (2006); Graduada em Pedagogia. Especialista de Ensino nas áreas de Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Administração e Inspeção Escolar. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá/MG. É docente do Programa de Mestrado em Educação da Univas e Docente do Curso de Graduação de Ciências Contábeis nas disciplinas de Ética Geral e Profissional, Filosofia e Metodologia de Pesquisa, professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: educação, currículo, avaliação institucional, políticas públicas em educação, gestão educacional, formação do profissional docente. É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), que investiga e discute questões Contemporâneas de ensino, currículo, avaliação e gestão. Orienta pesquisas de Iniciação Científica na Univás com o apoio da Fapemig e faz parte do Comitê de Ética e Pesquisa da Univás.

Graduação: Pedagogia
Doutorado: Educação
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Nelson Lambert de Andrade

Nelson Lambert de Andrade

n.lambert@uol.com.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1974) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Doutor em Educação - PUC SP. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Sapucaí. Professor Permanente do Mestrado em Educação. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Docente em Tempo Parcial do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade do Rio Verde - UninCor, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade, Administração, Educação, Qualidade e Autoavaliação Institucional. Integra o Banco de Avaliadores do SINAES (BASIS).É pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo Questões Atuais da PUC-SP. E do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GEPEG): Questões Contemporâneas de Ensino, Currículo, Avaliação e Gestão.

Graduação: Ciências Contábeis
Doutorado: Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Ronaldo Júlio Baganha

Ronaldo Júlio Baganha

ronaldobaganha@yahoo.com.br

Doutor em Ciências do Movimento Humano e Mestre em Educação Física - UNIMEP (Núcleo de Performance Humana), Especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciência do Treinamento Desportivo - UNICAMP, Especialista em Atividade Física para Grupos Especiais - FMG, Especialista em Nutrição Esportiva - UES. Graduado em Educação Física (Licenciatura plena: Bacharel e Licenciatura) - UNIVÁS. Áreas de Pesquisa: Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Fisiologia do Exercício com ênfase em exercício físico para portadores de distúrbios cardiometabólicos.

Graduação: Educação Física
Doutorado: Ciências do Movimento Humano
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Rosimeire Aparecida Soares Borges

Rosimeire Aparecida Soares Borges

rasborges3@gmail.com

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Atua em Educação e Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias do Ensino de Matemática, Formação de professores e História da Educação Matemática.

Graduação: Matemática
Doutorado: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação