Corpo Docente

DOCENTES

Atí­lio Catosso Salles

Camila Claudiano Quina Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela Universidade Federal de Itajubá (2009), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Integrante do grupo de pesquisa Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no cotidiano (PUC-SP), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Saúde e Práticas Sociais (Unip) e do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Bioética -NUPEBI (Univás). Atualmente é Professora permanente do Mestrado em Bioética e Professora do cursos de Psicologia, ambos na Universidade do Vale do Sapucaí.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia Social
Linha de Pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Atí­lio Catosso Salles

Atí­lio Catosso Salles

atilioc@univas.edu.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance. No PPGCL/Univás, coordena o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) e orienta pesquisas na área de Linguagem e Sociedade, nas linhas de Análise de Discurso, Língua e Ensino e Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias. É vice-diretor da Editora Univás.

Graduação: Letras
Doutorado: Ciências da Linguagem
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Lariana Paula Pinto

proflariana.paula@univas.edu.br

Psicóloga pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG. Mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, área de concentração em Avaliação Psicológica, da Universidade São Francisco/SP. Extensão em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica, incluindo construção e validação de instrumentos psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação cognitiva, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, e psicologia positiva. Professora no curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora dos cursos de especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia, pelo IPOG. É psicóloga clínica no AION - Instituto de Psicologia Integrada.

Graduação: Psicologia
Doutorado: Psicologia
Linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Avaliação




Neide Pena

Neide Pena

NeidePena@univas.edu.br

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012); Mestre em Linguística com área de concentração em Análise de Discurso, linha francesa, pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Minas Gerais (2006); Graduada em Pedagogia. Especialista de Ensino nas áreas de Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Administração e Inspeção Escolar. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá/MG. É docente do Programa de Mestrado em Educação da Univas e Docente do Curso de Graduação de Ciências Contábeis nas disciplinas de Ética Geral e Profissional, Filosofia e Metodologia de Pesquisa, professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: educação, currículo, avaliação institucional, políticas públicas em educação, gestão educacional, formação do profissional docente. É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), que investiga e discute questões Contemporâneas de ensino, currículo, avaliação e gestão. Orienta pesquisas de Iniciação Científica na Univás com o apoio da Fapemig e faz parte do Comitê de Ética e Pesquisa da Univás.

Graduação: Pedagogia
Doutorado: Educação
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Nelson Lambert de Andrade

Nelson Lambert de Andrade

nelsonandrade@univas.edu.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1974) e em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (1972) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Doutor em Educação - PUC SP. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Sapucaí. Professor Permanente do Mestrado em Educação. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Docente em Tempo Parcial do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade do Rio Verde - UninCor, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade, Administração, Educação, Qualidade e Autoavaliação Institucional. Integra o Banco de Avaliadores do SINAES (BASIS).É pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo Questões Atuais da PUC-SP. E do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GEPEG): Questões Contemporâneas de Ensino, Currículo, Avaliação e Gestão.

Graduação: Ciências Contábeis
Doutorado: Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Ronaldo Júlio Baganha

Ronaldo Júlio Baganha

RonaldoBaganha@univas.edu.br

Doutor em Ciências do Movimento Humano e Mestre em Educação Física - UNIMEP. Professor do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Linha de Pesquisa: Educação, Movimento Humano e Saúde; Neurofisiologia da Aprendizagem e Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. Docente dos cursos de Educação Física e Nutrição.

Graduação: Educação Física
Doutorado: Ciências do Movimento Humano
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação




Rosimeire Aparecida Soares Borges

Rosimeire Aparecida Soares Borges

rasborges@univas.edu.br

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Atua em Educação e Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias do Ensino de Matemática, Formação de professores e História da Educação Matemática.

Graduação: Matemática
Doutorado: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação