Disciplinas

Avaliação e Intervenção na Educação: aspectos cognitivos e emocionais

Ementa: Estuda e avalia os aspectos cognitivos e emocionais essenciais para a aprendizagem, abordando estratégias de intervenção para potencializar a aprendizagem na perspectiva desses aspectos. Intenta a elaboração de materiais de avaliação e intervenção para uso psicopedagógico.Leia Mais

Bibliografia Básica:

LEIGHTON, J. P.; GIERL, M. J. Cognitive diagnostic assessment for education: theory and applications. New York: Cambridge University Press, 2007.||MANUEL, S. C.; JOAN, B. Avaliação Psicopedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.||NUNES, V. O papel das emoções na educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.||PERRAUDEAU-DELBREIL, M. Estratégias de aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.||STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. 5 ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2009.

Bibliografia Complementar:

CHAMAT, L. S. J. Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vetor, 2008.||LINHARES, M. B. M.; ESCOLANO, A. C. M.; ENUMO, S. R. F. (Orgs.) Avaliação assistida: fundamentos, procedimentos e aplicabilidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.||MARTINELLI, S. C.; SISTO, F. F. Afetividade e dificuldades de aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Vetor, 2008.||PATY, J.; LA BORDERIE, R.; SEMBEL, N. As ciências cognitivas em educação. São Paulo: Loyola, 2007.||SOARES, C. V. C. O. Intervenção psicopedagógica do professor em ambientes informatizados de aprendizagem. Vitória da Conquista, BA: Edições UESB, 2010.

Avaliação Educacional e Educação Brasileira

Ementa: Estuda a avaliação educacional, seus fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos e a relação com a organização do trabalho pedagógico na escola. Trata da Avaliação como um campo de estudos e pesquisas educacionais. Analisa a avaliação da educação no Brasil diante do processo de reforma e das políticas para a educação básica e superior, da centralidade dos resultados dos exames nacionais na condução das políticas públicas educacionais e as suas repercussões no interior das instituições educativas. Estabelece interfaces entre Avaliação, currículo, trabalho docente e gestão escolar.Leia Mais

Bibliografia Básica:

AFONSO, A. J. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação. In: ESTEBAN, M.T.; AFONSO, A. J Olhares e interfaces. Reflexões críticas sobre a Avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.||BARROSO, João. O Estado, a Educação e a Regulação das políticas públicas. Educ. Socied. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial - Out. 2005.||Ball, S. J. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014||BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional. Rio de Janeiro: Quartet, 2012.||CABRITO, B. G. Avaliar a qualidade em educação: Avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 178-200, maio/ago. 2009.||DIAS, E. Editorial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 1-6, jan./mar. 2017.||FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2003.||FREITAS, L. C. et al. Avaliação e políticas públicas educacionais: ensaios contrarregulatórios em debate. Campinas: Leitura Crítica, 2012, v.1. p. 281.||FREITAS, L. C. et al. Avaliação Educacional: caminhando na contramão. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2009.||LEITE, D (org.). Avaliação participativa e qualidade: os atores locais em foco. Porto Alegre: Sulina, 2009.||SORDI, M. R. L.; Ludke M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). vol.14 no. 2, 2009.

Bibliografia Complementar:

BAUER, A.; GATTI, B. A. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil - Implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. vol 1 e vol. 2. Disponíveis em: http://www.fcc.org.br/fcc/publicacoes/e-books||COELHO, M. I. M. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008.||DIAS SOBRINHO, J. Avaliação como instrumento da formação cidadã e desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação In: RISTOFF, D. & ALMEIDA JUNIOR, V.P. Avaliação Participativa, perspectivas e desafios. Brasília, INEP, 2005. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/447.||LIMA, L. C. A escola como uma organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2008.||RAVITCH, D. The death and life of the great American school system: how testing and choice are undermining education. New York: Basic Books, 2010.||SORDI, M. R.L.; SOUZA, E. S. A Avaliação como Instância Mediadora da Qualidade da Escola Pública: a Rede Municipal de Educação de Campinas como espaço de aprendizagem. Campinas: Millennium Editora, 2009.||SOUSA, S. Z.; ARCAS, P. H. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática. Publicação do Departamento de Educação - IB- UNESP/Campus de Rio Claro. – v. 20, n. 35, jul.- dez.- 2010, p. 181 – 189.

Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem

Ementa: Estuda os principais transtornos de aprendizagem da infância e da adolescência, identificando os sintomas relacionados e conscientizando sobre os procedimentos de encaminhamento para diagnóstico a partir de uma abordagem interdisciplinar. Analisa o papel do professor na avaliação conjunta e nos processos de intervenção em sala, de modo a favorecer melhores condições de aprendizagem.Leia Mais

Bibliografia Básica:

FACIÓN, J. R. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. 3 ed. Curitiba: IBPEX, 2007.||FARREL, M. Guia do professor: dificuldades de aprendizagem moderadas, graves e profundas. Estratégias educacionais em necessidades especiais. Porto Alegre: Artmed, 2008.||FLETCHER, J. M.; LYONS, G. R.; FUCHS, L. S.; BARNES, M. A. Transtornos de Aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2009.||MONTIEL, J. M; CAPOVILLA, F. C. (Org.). Atualização em transtornos de aprendizagem. São Paulo: Artes Médicas, 2009.||ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Bibliografia Complementar:

CARTWRIGHT, C.; WIND-COWIE, S. Trabalhando com necessidades múltiplas. São Paulo: Editora Galpão, 2007.||CIASCA, S. M. (Org.). Distúrbio de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.||DUMAS, J. E. Psicopatologia da Infância e da Adolescência. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.||EVANGELISTA, L. M. da C. Novas abordagens do diagnóstico psicológico da deficiência mental. Petópolis, RJ: Vetor, 2005.||SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Autorregulação da Aprendizagem e Organização do Trabalho Pedagógico

Ementa: Discute a organização do trabalho pedagógico e o conceito de autorregulação da aprendizagem com base na Teoria Social Cognitiva. Explora a influência dos processos afetivos, motivacionais, cognitivos e comportamentais para a promoção da autorregulação da aprendizagem de estudantes em diferentes níveis e modalidades de educação. Analisa as estratégias de ensino e os materiais didáticos que otimizam o processo de autorregulação da aprendizagem na organização do trabalho pedagógico.Leia Mais

Bibliografia Básica:

AZZI, Roberta Gurgel. Contribuições da Teoria Social Cognitiva para o enfrentamento de questões do cotidiano: o caso da mídia. Psicol. Am. Lat. [online], n. 20. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2010000200005 Acesso em: 18 abr. 2016.||BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E. BZUNECK, J. A. (org.) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-36.|| POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Auto-regulação: aspectos introdutórios. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 149-164.||POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psic. da Ed., São Paulo, v. 29, p. 75-94, 2009.|| ROSÁRIO, Pedro; POLYDORO, S. A. J. (org.). Capitanear o aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

Bibliografia Complementar:

AZZI, R. G. et. al. Elpídio: conversa sobre autorregulação da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.|| AZZI, R. G. Introdução à Teoria Social Cognitiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.||TORTELLA, J. C. B. Um projeto de autorregulação em salas do ensino fundamental. In: CALIATTO, S. G.; OLIVEIRA, S. M. da S. S.; CUNHA, N. de B.; JOLY, M. C. R. A. (Org.). Avaliação: diferentes processos no contexto educacional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 119-142.|| DAVIS, C.. Modelo da aprendizagem social. In: RAPPAPORT, Clara R.; FIORI, Wagner da R.; DAVIS, Claudia. Teorias do desenvolvimento – conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1981.||ROSÁRIO, Pedro; POLYDORO, Soely; FUENTES, Sónia; GAETA, Martha L. Programas de promoção da autorregulação ao longo da escolaridade: estórias-ferramenta como motor da aprendizagem. In: VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida; FRISON, Lourdes M. B.; ABRAHÃO, Maria Helena M. B. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. EDUFRN: Natal; EDIPUCS: Porto Alegre; EDUNEB: Salvador, 2012. p.179-321.

Formação do Profissional Docente: saberes e práticas

Ementa: Analisa concepções e propostas de formação de professores e saberes e práticas pedagógicas decorrentes da sociedade contemporânea. Discute questões relativas à formação de professores, nos diversos níveis, frente à realidade da educação brasileira na atualidade. Cria um espaço/tempo de socialização e interlocução para análise e reflexão sobre experiências pedagógicas e condições, dinâmicas, tensões e desafios nos diversos contextos educativos, na diversidade das questões educacionais, visando à construção de saberes docentes, a partir da perspectiva interdisciplinar.Leia Mais

Bibliografia Básica:

ENS, R.T.; BEHRENS, M.A.; VOSGERAU, D. S. R. Trabalho do professor no espaço escolar. Curitiba: Champagnat, 2009. 256p.||IMBERNON, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127p.|| MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21.ed.rev. e atul. Campinas: Papirus, 2013. 171p.||NÓVOA, A; HUBERMAN, M; GOODSON, I. F. et al. Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2007. 215p.||PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed12, 2009. 90p.||PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 280p.||TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 325p.

Bibliografia Complementar:

ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.||BRZEZINSKI, I. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.||CAETANO, L. M. Temas Atuais para Formação de Professores. São Paulo: Paulinas, 2010.||LACERDA, M. P. A escrita inscrita na formação docente. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.||MARQUES, M. O. Formação do profissional da educação. 3 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.||MASETTO, M. T. e ABREU, M. C. O professor Universitário em Aula. 8 ed. São Paulo: Editores Associados, 1990.||PASSEGGI, M. C.; SILVA, V. B. da. (org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.||PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.||NEISLER, O. Higher Education Faculty Development Centers: Challenging disparities in the quality of classroom practice. In: Ono, Y (Ed.). Challenging disparities in education: 59th International Yearbook on Teacher Education. Naruto: ICET, 2015. p. 77–83.||VARANI, A., FERREIRA, C. R.; PRADO, G. V. T. Narrativas docentes: trajetórias de trabalho pedagógico. Campinas: Mercado de Letras, 2007.||VEIGA, I. P. A, CASTANHO; M. E. L. M. (org.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.

Metodologias do Ensino

Ementa: Aborda as diversas metodologias da prática docente no processo de ensino e de aprendizagem, considerando as atuais tendências pedagógicas. Estuda as funções do planejamento educacional e demais procedimentos educacionais na definição de metodologias e na construção de saberes pelos docentes e discentes em sala de aula, estimulando o desenvolvimento de uma autonomia didática.Leia Mais

Bibliografia Básica:

CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Martin, 2005.||SACRISTÁN, J. G. Educar por competências: o que há de novo. Porto Alegre: Artmed, 2011.|| BACICH L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB. Disponível em: Biblioteca Virtual da Univás: Minha Biblioteca.||MAZUR, E. Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa. Tradução: Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015.|| MÜLLER, M. G. et al. A literature review on the implementation of Peer Instruction interactive teaching method (1991 to 2015). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806- 11172017000300503&script=sci_arttext&tlng=pt.||TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 4. Petrópolis: Vozes, 4. reimp. 2018.||VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/3864||JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, A. A. A.; SISTO, F. F. Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.||IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. Trad. Silvana Cobucci. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção questões da nossa época).

Bibliografia Complementar:

POZO, J. I.; MONEREO, C.; CASTELLÓ, M. O uso estratégico do conhecimento. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.||COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.||BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.||FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.||MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. rev. São Paulo: Summus, 2012.||RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

História da Educação Brasileira

Ementa: Contempla a historiografia da educação, fontes de pesquisa, modernidade educacional e memória. Aborda a história da educação brasileira na Colônia, no Império e no período republicano, com ênfase nas principais reformas educacionais brasileiras. Discute os principais desafios da educação brasileira na atualidade.Leia Mais

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 122 p. – (Coleção Educadores).||BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP,1992.||CAMBI, F. História da pedagogia. Araraquara, SP: Ed. UNESP, 2008.||CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.||DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? In: Revista Educação & Sociedade. Campinas, vol. 25, n° 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.|| FRANÇA, L. O método pedagógico dos jesuítas. Livraria Agir Ed., RJ, 1952.|| HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.

Bibliografia Complementar:

LOMBARDI, J. C.; JACOMELI, M. R.; SILVA, T. M. T. da. O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.|| LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.||MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2006.||RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.||SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.||SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual 'História, Sociedade e Educação no Brasil'. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.||SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001.

Políticas Educativas: gestão, organização e avaliação

Ementa: Analisa as políticas educativas sob o enfoque da gestão da educação e dos processos educacionais e suas interfaces com o trabalho docente. Debate e relaciona a organização da educação nos seus diferentes contextos com a legislação em todos os níveis federativos. Explora as concepções subjacentes às práticas avaliativas na educação e reflete sobre seus impactos na gestão educacional e escolar e no trabalho educativo.Leia Mais

Bibliografia Básica:

BARROSO, J.; AFONSO, N. (Orgs.). As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2011.|| BALL, S. J.; MAINARDES. Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 2011.|| CÁRIA, N. P.; OLIVEIRA, S. M. S. S.; CUNHA, N. de B. Gestão Educacional e Avaliação: Perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas: Pontes Editores, 2015.||CORREA, B. C.; GARCIA, T. O. Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.||DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São Paulo: Xamã, 2009.||LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2011.||OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. (org.). Política e gestão da educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.||BALL, S. J.; MAINARDES. Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez, 2011.||TOMASI, L. de; WARDE, M. J.; HADDAD, S. O Banco mundial e as políticas educacionais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.||Dossiê: A Nova Gestão Pública no Contexto Escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33; n. 3, p. 499; set./dez 2017.

Bibliografia Complementar:

FRANÇA, M. & BEZERRA, M. C. (Orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber, 2009.||GANZELI, Pedro (Org.). Reinventado a escola pública por nós mesmos. Campinas, SP: Alínea, 2011.||HYPÓLITO, A. M.; GANDIN, L. A. Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.||LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2006.||MAROIS, C. École, régulation et marché. Une comparaison de six espaces scolaires locaux en Europe. Paris: PUF, 2006.||SALAMON, L. (Ed.). The Tools of Government. A guide to the new governance. Oxford: University Press, 2002

Ética em Educação e Formação Humana

Ementa: Trata-se da relação entre ética e educação. Discute sob as dimensões social, ética e política, a formação e a prática do profissional docente no contexto atual da educação brasileira. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, aprofunda estudos em conceitos éticos, que envolvem questões relativas à formação do cidadão, propiciando reflexões sobre o papel do educador na sua relação de alteridade e diálogo na ação pedagógica, como alternativa de desenvolvimento social e melhoria da qualidade de vida.Leia Mais

Bibliografia Básica:

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. António de Castro Caeiro. São Paulo: Atlas, 2009.||BARROS FILHO, Clóvis de. A filosofia explica grandes questões da humanidade. 2. Ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2014.||ESTRELA, Maria Teresa; SILVA, Maria de Lurdes. Ética Profissional e deontologia. In: CAETANO, Ana Paula Viana; ESTRELA, Maria Teresa. (Org.). Ética Profissional Docente: do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa, 2010.||MENIN, Maria Suzana de Stefano et al. Os Fins e Meios da Educação Moral nas Escolas Brasileiras: representações de educadores. Revista Portuguesa de Educação, Coimbra, v. 27, p. 133-155, 2014.||NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu: escritos de Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.||PHILIPPE, M-D. Introdução à Filosofia de Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2002.||RICOEUR, Paul. Ética e Moral. Tradução de Antonio Campelo Amaral. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2011.||RIOS, T. A. Ética e competência. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Bibliografia Complementar:

PINTO, L. Pierre Bourdieu e a Teoria do Mundo Social. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2000||LEVINAS, E. Entre Nós: ensaio sobre alteridade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005||VÁZQUEZ, A. S. Ética. Trad. de João Dell’ Anna. 28. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.||CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.||COMPARATO, F. K. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.||CORTINA, A. O fazer ético: guia para a educação moral. Trad. de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003. (Educação em pauta).||COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15. ed. reform. e amp. São Paulo: Saraiva, 2002.||FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber-livro, 2006.||PERRENOUD, Phillippe et al. Formando Professores Profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Educação Inclusiva: fundamentos e práticas pedagógicas

Ementa: Apresenta um panorama do desenvolvimento da educação especial à educação inclusiva e as mudanças nos paradigmas sociais relativas à questão da inclusão. Analisa, do ponto de vista filosófico, o movimento de mudança de conceitos e definição de termos relacionados à educação inclusiva. Estuda a legislação pertinente, a legitimidade e os direitos das pessoas com deficiência no contexto educacional. Discute as perspectivas da escola inclusiva e o papel das instituições especializadas.Leia Mais

Bibliografia Básica:

CUNHA, E. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.||FÁVERO, E. A. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: Ed. WVA. 2004.||JANNUZZI, G. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2 ed., Campinas, SP: Autores Associados, 2006.||SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença, a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.||GLAT, R. (Org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, Coleção “Questões Atuais em Educação Especial”. 2007.

Bibliografia Complementar:

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.||SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8 ed. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2003.||STAINBACK, S.; STAINBACK, W. (Org.) Inclusão: um guia para educadores, Porto Alegre: Artmed, 1999.||RODRIGUES, D. (Org.). Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.||TESCAROLO, R. A escola como sistema complexo: a ação, o poder e o sagrado. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

Competência Socioemocional em Educação

Ementa: Estuda competências socioemocionais que pertencem a um conjunto de habilidades que o indivíduo tem para lidar com as próprias emoções. As competências socioemocionais envolvem capacidades relacionadas a empatia, felicidade, autoestima, ética, autoconhecimento, autonomia, criatividade, curiosidade, otimismo, colaboração, assertividade, entre outras. Discute o desenvolvimento dessas competências socioemocionais em todos os níveis da educação (professor, aluno e sociedade), alinhado aos quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser.Leia Mais

Bibliografia Básica:

BACICH, L.; MORAN. J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.||MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 22 abr 2019.||SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Handbook of Positive Psychology. 2 ed. New York: Oxford University Press, Inc., 2009.||SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. 516p.

Bibliografia Complementar:

FONTE, P. Competências Socioemocionais na Escola. Rio de Janeiro: Editora WAK, 2019.||GOLEMAN, D. Emotional intelligence. New York: Bantam Books, 1995.||HUTZ, C. S. Avaliação em Psicologia Positiva: técnicas e medidas. São Paulo: Hogrefe-CETEPP, 2018.||JOHN, O. P.; ROBINS, R. W.; PERVIN, L. A. (Eds.). Handbook of personality: theory and research. New York, NY: Guilford, 2008.||ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. (2017). Social and emotional skills well-being, connectedness and success. Paris: o autor. Disponível em: http://www.oecd.org/education/school/UPDATED%20Social%20and%20Emotional%20Skills%20-%20Well-being,%20connectedness%20and%20success.pdf%20(website).pdf.||SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Sa~o Paulo: Instituto Ayrton Senna. 2014.

Neurofisiologia da Aprendizagem e Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências em Educação

Ementa: Considerações fundamentais sobre a atividade neurofisiológica do ser humano. Aspectos neuro biológicos e fisiológicos do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da percepção, atenção, memória, fala e pensamento como forma eminente humana de organização, processamento e desenvolvimento mental. Desenvolvimento das múltiplas inteligênciasLeia Mais

Bibliografia Básica:

CHEN, J. Q.; MORAN, S.; GARDNER, H. Inteligências Múltiplas – Ao Redor do Mundo. Artmed, 2009.||GOLEMAN, D. inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.||GOLEMAN, D. Inteligência emocional [recurso eletrônico] / Daniel Goleman; tradução Marcos Santarrita. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. recurso digital.||GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.||Kandel, E. R.; Schwartz, J.; Jessell, T. M.; Siegelbaum, S. A.; Hudspeth, A. J.; Quillfeldt, C. D. J. A. Princípios de Neurociências. 5. ed, Artmed, 2014.||SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. P. 14-26||MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.||PIRES, A. L. Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências. Lisboa: FCG, 2005.

Bibliografia Complementar:

Camargo, F.; Daros, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Penso, 2018.||Cortelazzo, A. L.; Fiala, D. A. S.; Piva Junior, D.; Panisson, L.; Rodrigues, M. R. J. B.; Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Alta Books, 2018.||MOREIRA, M. A. Teoria de aprendizagem. E.P.U, 2. ed, 2011.||PINTO, L. C. Neurofisiologia Clínica. Atheneu. 2006.||SAMPAIO, S. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Wak; 2. ed., 2014.||MACHADO, L. O cérebro do cérebro: as bases da inteligência emocional e da aprendizagem acelerativa. 2 ed. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1997.

Fundamentos Filosóficos e o Pensamento Pedagógico da Educação

Ementa: Estuda e discute sobre os Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e suas contribuições na formação do pensamento pedagógico explorando as contribuições teóricas clássicas de pensadores da educação e as repercussões nas formas de ensinar ao longo da história. Investiga sobre as correntes pedagógicas da Educação no Brasil e no mundo, refletindo sobre seus aspectos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos. Analisa as principais teorias filosóficas que embasam as tendências educacionais contemporâneas no contexto da organização escolar brasileira nos seus vários níveis de ensino.Leia Mais

Bibliografia Básica:

ARANHA, Maria Lucia De Arruda. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna. 1996.||BOMENY, Helena (org.). Os intelectuais da educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.||CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: ed. da Unesp, 1999||GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 4. ed. São Paulo: Ática. 1996.||GHIRALDELLI Jr, P. Filosofia e história da educação brasileira. São Paulo: Manole, 2003.||MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.||SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.||SCHWARTZMAN, Simon; BROCK, Colin (Org.). Os desafios da Educação no Brasil. Trad. Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.||XAVIER, L.; TAMBARA, E.; PINHEIRO, A. C. F. (orgs.) História da educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011.

Bibliografia Complementar:

ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.||BOMENY, H. Os intelectuais da Educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.||CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Manuela Galhardo. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.||CHAUÍ, M. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 13. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.||GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 6. ed. Editora Ática: São Paulo,1995.||GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação. 2. ed.. São Paulo: Cortez. 1992.||LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 19. ed.. São Paulo: Nacional. 2001.||MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.||MORIN, E. Ciência com consciência. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, (Edição revisada e ampliada). 1994.||MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.||ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999||SILVA, Carmem S. B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

Fundamentos Psicológicos da Educação

Ementa: Apresenta as principais correntes psicológicas que fundamentam a prática docente, buscando compreender as dimensões bio-psico-sociais e históricas do discente no contexto escolar, especificamente em sala de aula. Reflete sobre as possíveis contribuições da psicologia na área da investigação educacional e sua aplicação prática no processo ensino-aprendizagem.Leia Mais

Bibliografia Básica:

ANTUNES, M. A. M.; MEIRA, M. E. M. Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.||CALIATTO, S. G.; OLIVEIRA, S. M. da S. S.; CUNHA, N. P.; JOLY, M. C. R. A. (org.) Avaliação: diferentes processos no contexto educacional. Uberlância: Navegando Publicações, 2018.||JOURNAL OF EDUCATIONAL PSYCHOLOGY. Washington, DC: American Psychological Association, a partir de 2009 disponível on-line.||SALVADOR C. C. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.||SANTROK, J. W. Psicologia educacional. 3. ed., Porto Alegre: Ed. Mcgraw-Hill, 2009.||SISTO, F. F.; MARTINELLI, S. C. Afetividade e dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Vetor Editora, 2006.

Bibliografia Complementar:

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed. 2008.||MACEDO, L. de (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. (2008 reimpressão).||PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1986.||MARTINELLI, S. de C.; FERNANDES, D. C. (org.) Aprendizagem escolar na contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2017.||VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Tópicos Especiais em Pesquisa Educacional A: análise quanti-quali.

Ementa: Abrange conceitos fundamentais de estatística descritiva e inferencial aplicados à pesquisa educacional. Estuda noções básicas de organização de dados para processamento em programas de análise estatística (softwares). Elabora um artigo, visando a produção científica, com o banco de dados cedido pelo orientadores/responsáveis.Leia Mais

Bibliografia Básica:

BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologia de Pesquisa em Ciências: análise quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007.||CAVANAGH, R. F.; WAUGH, R. F. (eds.). Applications of Rasch measurement in learning environments research. The Netherlands: Sense Publishers, 2011.||CRESPO, A. A. Estatística fácil. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.||CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.||FIELD, A. Descobrindo a estatística utilizando o SPSS. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2009.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Estatística aplicada à educação. Brasília: UNB, 2009. (Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação).||DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. Porto Alegre: Artmed, 2006.||GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.||LANKSHAER, C.; KNOBEL, M. Pesquisa Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008.||LEVIN, J.; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. 9 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

Tópicos Especiais em Pesquisa Educacional B: análise qualitativa

Ementa: Abrange os conceitos fundamentais da pesquisa qualitativa aplicada à educação. Apresenta metodologias quali: Análise de Conteúdo, Análise de Discurso, Pesquisa-participante, Estudo de Caso, História Oral e outras. Elabora um artigo, visando a produção científica, com o material empírico cedido pelos orientadores/responsáveis.Leia Mais

Bibliografia Básica:

BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de pesquisa em Ciências: análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007.||FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2007.||GRAHAM, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2011. (Coleção Pesquisa Qualitativa)||POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.||STEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: McGraw Hill e Artmed, 2010.

Bibliografia Complementar:

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2005.||CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ, Vozes, 2006.||DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro, 2004.||GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.||MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

Práticas Educativas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Ementa: Estuda as possibilidades e implicações do uso das novas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) em ambientes de ensino e de aprendizagem e sua relação com a formação inicial e continuada de professores. Aborda a diversidade de práticas educativas nos diferentes níveis de ensino, com ênfase em estratégias e metodologias de ensino que incluam a aplicação das TDIC. Propõe a elaboração de um artigo científico relativo às reflexões acerca do uso das TDIC no processo de ensino e de aprendizagem.Leia Mais

Bibliografia Básica:

ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 232-239, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/848/84827901011/. Acesso em: 2 fev. 2017.||KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista. Diálogo Educação. Curitiba, v. 15 n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=15316. Acesso em: 20 dez. 2017.||KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.||MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3 ed. Editora Papirus. Campinas - SP. 2007||VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, p. 79-97, 2014.

Bibliografia Complementar:

MAMEDE-NEVES, M. A.; DUARTE, R. O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola. In: Educação e Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade, 104 (número especial), v. 29, p. 769-89, 2008.||LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informação. 13. ed. São Paulo: Editora 34, 2004.||PRETTO, N. de L. (org.). Tecnologia e novas educações. vol. 1, Coleção Educação e Comunicação e Tecnologia, Salvador: EDUFBA, 2005.||OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. São Paulo: Papiros Editora, 2001.||VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. NIED-UNICAMP / PUC-SP, 2008.

Planejamento, Gestão e Avaliação do Ensino Superior

Ementa: Trata da estrutura, história e funcionamento da educação superior brasileira e seu processo de reconfiguração com foco em uma abordagem sistêmica e interdisciplinar do processo ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão, considerando a sua expansão e a diversificação na interface entre as Instituições de Educação Superior e a sociedade. Compreende a universidade no contexto de globalização e de mudanças organizacionais contínuas, tendo em vista os compromissos da universidade com o desenvolvimento local, regional e nacional e, nesta perspectiva, aborda os elementos que compõem o sistema nacional de avaliação e o processo de regulação da qualidade da educação superior, privilegiando as metodologias do ensino, as estratégias individuais e em grupo.Leia Mais

Bibliografia Básica:

BARNETT, R. (ed.). Para una transformación de la universidad: nuevas relaciones entre investigación, saber y docencia. Barcelona: Octaedro, 2008.||BALDWIN, R.; CAVE, M.; LODGE, M. Understanding regulation: theory, strategy and practice. Oxford: Oxford University Press, 2012.||Ball, S. J. La micropolítica de la escuela: hacia una teoria de la organización escolar. Madrid: Centro de Publicaciones del Ministério de Educación y Ciencia. Barcelona: Paidós, 1989.||BRENNAN, J.; SHAH, T. Managing quality in higher education: an international perspective on institutional assessment and change. Buckingham: OECD, SRHE and Open University Press, 2000.||CHIZZOTTI, A.; CASALI, A. O paradigma curricular europeu das competências. Cadernos de História da Educação, v. 11, n. 1, jan./jun. 2012.||LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.||NÓVOA, A. (org.). As organizações escolares em análise Instituto de Inovação Educacional; Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.||OLIVEIRA, J. F.; DOURADO, L. F.; AMARAL, N. C. Desafios e Perspectivas de uma Política para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). In: OLIVEIRA, João F. et al. (org.). Políticas de acesso e expansão da educação superior: concepções e desafios. Brasília: INEP, 2006.||SGUISSARDI, V. Reforma universitária no Brasil – 1995-2006: precária trajetória e incerto futuro. Campinas, Educ. & Soc., v. 27, n. 96 - Especial, p. 1021-1056, out., 2006.

Bibliografia Complementar:

BARROSO, J. A investigação sobre a regulação das políticas públicas de educação em Portugal. In: BARROSO, J. (org.). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa,2006. p. 9-39.||AÇÃO EDUCATIVA; UNICEF; PNUD; MEC/INEP. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.||BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 15 abr. 2004.||MORRHY, L. (org.). Universidade em questão. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2003.||DOURADO, L. F. (org.). A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Brasília: MEC/Inep, 2007.||

Seminários de Pesquisa I

Ementa: Estuda o desenvolvimento dos elementos constitutivos de um projeto de pesquisa: tema, problema, hipóteses, objetivos, metodologia, com a revisão da literatura pertinente. Visa aprofundar os fundamentos teóricos da pesquisa, além de contribuir com o projeto do discente. Discute textos relacionados aos temas de pesquisa. Socializa os projetos de pesquisa em andamento.Leia Mais

Bibliografia Básica:

à escolha dos docentes responsáveis a cada oferta.

Docentes Responsáveis:

Todos os professores permanentes em forma de rodízio.

Seminários de Pesquisa II

Ementa: Estuda os métodos, delineamentos e planos de análise de dados na pesquisa educacional. Ao final do semestre, os discentes devem apresentar a pesquisa de mestrado em andamento a uma banca de qualificação simulada, com a participação dos professores da disciplina e alunos.Leia Mais

Bibliografia Básica:

à escolha dos docentes responsáveis a cada oferta.

Docentes Responsáveis:

Todos os professores permanentes em forma de rodízio.