Autoavaliação

A Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) possui regulamento próprio para a autoavaliação de seus programas de pós-graduação stricto sensu, os quais foram criados por um Comitê de Autoavaliação institucional específico (CPA), o Self Stricto Sensu - Comitê de Avaliação (CAA, por sua sigla em Português - clique no nome para acessar o regulamento). O CAA reúne-se regularmente uma vez a cada dois meses ou quando o coordenador ou pelo menos um terço de seus membros titulares convoca uma reunião.

Esta Comissão tem por objetivo conduzir todo o processo de autoavaliação, além de analisá-lo, preparar relatórios e pareceres e encaminhá-los à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e à Pró-Reitoria. Além disso, o comitê desenvolve estudos que visam subsidiar a fixação, o aprimoramento e a modificação da autoavaliação da pós-graduação stricto sensu.

Cada aluno utiliza o “Portal do Aluno” para aceder a um instrumento específico contendo questões para avaliar questões académicas relativas ao corpo docente e à coordenação, bem como à estrutura física das salas de aulas e laboratórios, à biblioteca e aos serviços administrativos de secretaria e apoio.

Por meio do respectivo portal (professor, aluno, funcionário), cada participante acessa um instrumento específico contendo questões para avaliar as dimensões acadêmicas relacionadas ao corpo docente e à coordenação e à estrutura física das salas de aula e laboratórios, biblioteca, secretaria administrativa, apoio serviços e entre fatores. Desta forma, as categorias de resposta servem para capturar a intensidade dos sentimentos dos participantes do estudo. Este instrumento também inclui uma seção onde os respondentes podem escrever suas impressões, incluindo elogios, críticas e sugestões. Além desse instrumento específico, quatro outros questionários também são utilizados; são específicos para professores, técnicos administrativos, alunos e comunidade externa.

Para garantir a transparência, os relatórios do CAA estão disponíveis abaixo:
Regulamento
Relatório Avaliação