Apresentação

MESTRADO EM EDUCAÇÃO NOTA 4 (CAPES)

Recomendado pela CAPES desde 2012, na avaliação quadrienal 2012-2016, realizada pela Capes, o Mestrado Acadêmico em Educação da Univás obteve a nota 4. Ao completar no corrente ano 100 dissertações defendidas, concedendo cem título de Mestre em Educação, o curso inova em sua proposta pedagógica amparado em uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista as diversas questões da contemporaneidade que têm se tornado mais frequentes nos ambientes educacionais (presencial e a distância), exigindo diálogo entre os conhecimentos e tecnologias de outras áreas - disciplinar e não disciplinar, formal e não-formal.

O trabalho interdisciplinar no Mestrado em Educação da Univás vem se fazendo necessário desde o início devido ao perfil dos discentes que buscam a qualificação para a docência. Além disso, ao longo dos anos o Mestrado em Educação tem sido convocado a contribuir na discussão de propostas em torno de questões da atualidade, inclusive as que extrapolam o estritamente pedagógico e abarcam outras áreas do conhecimento. A exigência de formação mais qualificada para atuar na educação básica e superior vem se fazendo cada vez mais presente no cenário educacional. A atualização constante do seu projeto pedagógico e da sua equipe de docentes expressa o compromisso do Mestrado em Educação e da Univás com as necessidades e anseios dos profissionais da educação e das demais áreas que buscam a titulação de Mestre em educação.

Com foco na pesquisa, na aprendizagem e na formação de professores, o Mestrado em Educação da Univás adota duas Linhas de Pesquisa:

Linha 1:“Ensino, Aprendizagem e Avaliação”

Linha 2:“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”

Nessas duas linhas, a interdisciplinaridade possibilita a articulação e o diálogo metodológico, tecnológico e epistemológico entre os componentes curriculares e os diversos conteúdos em torno das temáticas dos projetos de pesquisa, dos objetivos e da estruturação didático-pedagógica do curso, estimulando a compreensão, a inovação e a prática de outras formas de estudos e pesquisas com a inserção das tecnologias e de novas metodologias da contemporaneidade. A interdisciplinaridade vem atender a essa necessidade no sentido de possibilitar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma inovadora, integrada e participativa.

O Mestrado em Educação acolhe profissionais graduados das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam ou pretendem atuar na docência e/ou no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, ou que desejam aprofundar conhecimentos nesta área. Contando com três grupos de pesquisa e uma revista qualificada pela CAPES (B2 em ensino e B3 em educação), além de desenvolver e socializar pesquisas e práticas que propiciem o desenvolvimento científico da área, o Mestrado em Educação contribui especialmente para a qualificação de profissionais para a docência nos diversos níveis de ensino.