Infraestrutura

LABORATÓRIOS

LUDOTECA: A Ludoteca é um laboratório de vivências lúdico-pedagógicas que propicia estudos e pesquisas nas áreas do desenvolvimento infantil, aprendizagem e ludicidade. Trata-se de um espaço com materiais lúdicos e pedagógicos (jogos e brinquedos) organizados segundo as fases do desenvolvimento infantil e as atividades desenvolvidas na Ludoteca. A Ludoteca tem possibilitado o envolvimento da comunidade, bem como dos discentes e docentes.


NEESP: Núcleo de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino: O NEESP oferece, não apenas apoio ao desenvolvimento aos estágios e práticas de ensino, como se constitui em fórum permanente de reuniões e discussões das questões relativas às práticas profissionais e ao estágio supervisionado. O NEESP promove, anualmente, a Semana das Licenciaturas que conta com a participação e envolvimento dos docentes do Mestrado em Educação.


LABORATÓRIO DE CLÍNICA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO: Com área de 353 m2 (localizado na região central dacidade), com o oferecimento de serviços de aconselhamento e atendimento psicológico e psicopedagógico à comunidade. O Laboratório conta com a seguinte estrutura: 1 sala de recepção, 1 sala de espera, 2 salas de supervisão, 1 cozinha, 5 banheiros, 4 sala para atendimento clínico equipadas adequadamente para a demanda de atendimentos individuais e em grupo,para crianças, adultos e idosos, 1 sala de coordenação com computador e arquivos, 1 sala de reuniões. Além do mobiliário, assalas de atendimento contam com equipamentos e materiais como jogos pedagógicos, brinquedos em geral. Livros infantis entreoutros.


LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: Com 190,28 m2 [210 m2] (também localizado na região central da cidade) a prática das atividades de avaliação psicológica, tais como psicodiagnóstico, avaliação psicopedagógica, orientação vocacional e profissional, laudo pericial. Conta com 14 salas, mobiliadas adequadamente para os atendimentos. Possui acervo renovado e atualizado de testes projetivos e psicométricos Os atendimentos para avaliação são oferecidos individualmente com (crianças, adolescentes e adultos), em famílias ou em grupos. Este serviço atende à comunidade interna da Univás e externa, em geral. Possui 1 sala de recepção, 1 secretaria, 1 sala de arquivos dos testes e arquivo morto, 1 sala para atendimento infantil, com brinquedos e jogos, 1 sala de espelho, 1 sala de estudo, 5 salas de atendimento individual, 1 sala de coordenação,1 sala para aplicação de testes coletivos, 1 sala para supervisão e 4 banheiros. Na unidade Fátima, a Univás possui o Departamento de Laboratórios que presta serviço ao corpo docente e discente da Graduação e Pós-Graduação. Ele é o responsável pelos laboratórios, espaços físicos, equipamentos e eventos desta unidade. Os alunos e docentes do mestrado, segundo suas linhas de pesquisa e projetos de que estão participando, podem usufruir dos diversos laboratórios da Unidade Fátima. Nos laboratórios de rádio, tevê e internet, os pesquisadores também recebem suporte técnico para gravação de entrevista, filmagem, decupagem de material e arquivo de material publicitário ou jornalístico das mídias eletrônicas. Dentre seus laboratórios, os que são preferencialmente utilizados pelos alunos do mestrado são:


  1. Audiovisual- conta com 5 funcionários e 1 estagiário, responsáveis pelo agendamento, montagem, retirada e manutenção dos equipamentos nas salas. Possui 5 microsystem, 5 retros, 6 televisores, 11 aparelhos de DVD, 5 caixas amplificadoras, 11 microfones leson, um microfone duplo sem fio, 30 projetores multimídia com CPU, 01 mesa de som com seis canais distribuídos como som ambiente do salão de eventos.

  2. Rádio- O estúdio de gravação é utilizado para ministrar aulas práticas na área, além de atender a projetos de extensão e de pesquisa. Possui os seguintes equipamentos: uma mesa de som 12 canais, duas caixas acústicas para retorno, um tape, um receiver, 2 microfones profissional MK de mesa, 04 mini gravadores digitais, microcomputador com placa de captura de áudio Delta 1000l, software de edição e tratamento de áudio soundfourge 9.0. Já no estúdio de transmissão, temos uma estação de FM em funcionamento.

  3. Foto- Possui os seguintes equipamentos: dois ampliadores Hansa, um ampliador Durst, um ampliador, quatro máquinas fotográficas Pentax K 1000, duas máquinas fotográficas Pentax MZ, uma máquina fotográfica Pentax ME, uma máquina fotográfica Nikon, dois flashes Mirage MV 220, uma estufa, uma esmaltadeira, 10 máquinas fotográficas digital Cannon EOS Rebel XT, 01 máquina digital Cannon EOS Rebel XT 400, 01 fotômetro digital, sombrinhas e rebatedores para iluminação digital, fundo infinito móvel, cartão leitor e gravador de dados, micro computador para o tratamento das fotos.

  4. TV- é utilizado para gravações e edições de projetos internos de interesse da Universidade, aulas práticas do curso de Jornalismo, Publicidade e finalizações dos vídeos do Projeto Univás/TV Libertas (tevê local). Alguns dos trabalhos desenvolvidos são: projetos experimentais de conclusão dos cursos de Jornalismo e Publicidade, sendo que três deles já foram premiados nacionalmente, trabalhos da disciplina Prática de TV e TV publicitária. Seus equipamentos são: 02 vídeos SVHS AG 1980, 01 mesa de efeitos AG MX30, 01 monitor de 14 polegadas Sony, 02 filmadoras M3000, 01 filmadora SVHS AG456, 05 filmadoras digitais AGDV 20 com bateria, 06 tripés para filmagem, 01 microfone de mão sem fio para filmadora, 03 microfones de lapela, 04 iluminadores variados de 500 e 1000 W, extensões, lâmpadas, carregadores (materiais que acompanham as filmadoras para externas).

  5. Línguas- Sua parte física é de 52 m2 com capacidade para 60 alunos. No local, é possível, graças ao equipamento, que o professor se comunique individualmente por fones de ouvido ou em grupos distintos durante suas aulas, e, aos alunos que encontrarem dúvidas, chamar o professor através de sensor. Ele pode ainda reproduzir vídeos, cds ou imagens de micro por seu sistema. Tanto o aluno quanto o professor podem ainda gravar toda a aula, o professor na mesa mestra e os alunos na própria cabine. Os equipamentos deste laboratório são: 60 cabines individuais com fones de ouvido, adaptador para entrada de gravador e controle de volume, uma mesa mestra com os comandos, dois gravadores (tape deck), um vídeo k7, um micro e uma TV 29 polegadas.

  6. Laboratório de História Oral- tem como objetivo constituir-se em um espaço de estudo e de criação de projetos de pesquisa eextensão na área da História Social, promover debates sobre metodologias de pesquisa, dar oportunidade para a criação de projetos individuais e ao mesmo tempo projetos temáticos e integrados que utilizem a oralidade como fonte. Constitui assim um arquivo relevante para as ciências da linguagem.

  7. Centro de Documentação Denise Maldidier (CEDDEM)- Foi idealizado, com o apoio da biblioteca, para reunir referenciaisbibliográficos e de corpus sobre os estudos em ciências da linguagem. O nome do centro é uma referência à pesquisadoraDenise Maldidier. As obras (novas e/ou já esgotadas (raras), todas da área da Linguagem/Discurso) e materiais de referência ede corpus do CEDDEM constituem o acervo da Biblioteca e estão disponíveis para empréstimo e consulta dos discentes de todaa instituição. É importante destacar que seu acervo vem sendo organizado por doações de docentes e discentes não só da Univás, mas de diversas IES, e tem contado com o auxílio da FAPEMIG através de financiamentos para aquisição de livros técnico-científicos. Em 2013, o acervo ganhou espaço específico no interior da Biblioteca a fim de dar maior visibilidade aos documentos disponíveis no CEDDEM.

  8. Agência Experimental de Publicidade e Propaganda- a UNIVÁS tem uma agência experimental de Publicidade e Propaganda, com equipamentos de edição de vídeo, que presta serviços internos. É composta de oito computadores ligados a internet, sendo dois do sistema Applee e seis do sistema Microsoft; compõe também a agência uma impressora colorida.

BIBLIOTECA

Denominada Biblioteca “Eugênio Pacelli”, foi criada juntamente com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras 'Eugênio Pacelli' autorizado pelo decreto nº 70.594, em 23 de maio de 1972. A Biblioteca está localizada na Unidade Fátima, na Av. Prefeito Tuany Toledo, 470, Bairro Fátima I, instalada em uma área de 378,00m2, distribuída da seguinte forma: acervo de livros, periódicos, referência, salas de estudos, processamento técnico, atendimento e administração. A Biblioteca adota o sistema de Acervo aberto. Além disso, uma sala reservada aos alunos do mestrado, onde eles se encontram com seus professores, recebem orientação e fazem suas pesquisas e leituras.